domingo, 31 de maio de 2009

sociedade mineradora no Brasil-Atividades.

MINERAÇÂO - ECONOMIA MINERADORA – NO BRASIL REGIÃO MIRERADORA- MINAS GERAIS,GOIÁS e MATO GROSSO ( sec XVIII)

Relacione:

(a) Casa de fundição. (b) Lavra (c ) Quinto (d) Intendências nas minas (e)Ouro de aluvião (f) Derrama (g) Mão de obra utilizada na exploração do ouro (h) Meio de transporte utilizado para levar o ouro para a capital e trazer alimento para a região. (i)Dono das jazidas de ouro(pela lei de Portugal) (j) Era preso pelo Crime de lesa-majestade

( ) Rei. ( )tropas de mulas. ( )Quem contrabandeava ou roubava de alguma maneira o ouro. ( )escravos africanos. ( )Principal imposto sobre o ouro. ( )Órgão responsável pela administração mineradora. ( )Ouro encontrado na superfície. ( )Cobrança violenta dos impostos atrasados. ( )Forma de exploração do ouro em grandes jazidas. ( ) Com a sua criação,Portugal procurava evitar o contrabando do ouro

Coloque Verdadeiro ou Falso para as frases abaixo.

_____________Na sociedade mineradora havia mobilidade social,isso é quem encontrasse ouro poderia ficar rico. _____________Portugal para evitar o contrabando de ouro criou as casas de fundição,proibiu a circulação de ouro em pó e essas medidas fizeram com que acontecesse a revolta de Vila Rica,chefiada por Felipe dos Santos. _____________Os escravos africanos também podiam ficar ricos nas minas já que eram bem tratados e podiam ficar com o ouro que encontrassem. _____________A maioria das jazidas de ouro do Brasil eram de aluvião,isto é ,encontrado na superfície.Por isso essa economia entrou rapidamente em decadência. ______________A inconfidência Mineira assim como a Conjuração Baiana atingiram seu objetivo de tornar o Brasil independente de Portugal. ______________A libertação dos escravos era o principal objetivo da inconfidência Mineira.

3)-NUMERE (1)INCONFIDÊNCIA MINEIRA (2)CONJURAÇÃO BAIANA OU REVOLTA DOS ALFAIATES. (3) REFERE-SE AOS DOIS MOVIMENTOS ( ) Aconteceria na cidade de Vila Rica ,hoje Ouro Preto. ( ) Pregava a separação de Portugal por isso é chamada de movimento de libertação nacional. ( )teve como participantes gente pobre. ( )Sofreu inspiração da Revolução Francesa. ( )Os principais líderes foram condenados á forca ( ) Os brasileiros que iam estudar na Europa trouxeram os ideais de liberdade.Joaquim José da Silva Xavier era um dos principais líderes. ( ) Os principais representantes do movimento foram João de Deus e Cipriano Barata. ( )tinha o objetivo de tornar o Brasil independente de Portugal e proclamar a república. ( )Um membro foi enforcado. ( ) Queria abolir a escravidão. ( ) Quatro membros foram enforcados. ( ) A revolta deveria começar em Vila Rica ,no dia em que fosse instituído a Derrama. ( )Um dos principais representantes exercia a atividade de dentista. ( )Queria a suspensão da cobrança do quinto(% de ouro mandada para a metrópole). ( )21 de abril,seu líder foi executado.

A VINDA DA FAMÌLIA REAL

A Revolução Francesa pôs fim ao regime monárquico e aboliu os privilégios da nobreza na França.O único país que podia ameaçar sua supremacia era a Inglaterra,então a França decretou sobre ela o Bloqueio Continental.Isso proibia que todos os países comerciassem com a Inglaterra. A Inglaterra tinha interesse em manter o comércio com Portugal e suas colônias .Portugal ficou em situação difícil pois sua economia era praticamente dominada pela Inglaterra,por isso ele desrespeitou o bloqueio e foi invadido pela França(Napoleão Bonaparte).

4-A principal conseqüência dos acontecimentos descritos no texto acima foi: (a) A fuga da família real para o Brasil . (b) O domínio de Portugal e assassinado do rei. (c ) Acordo entre Portugal,frança e Inglaterra e fim do conflito. 5-Logo que chegou ao Brasil,Dom João tomou uma importante medida: (a)Facilitou a de produtos franceses no Brasil. (b)Decretou a abertura dos portos brasileiros ás nações amigas. ( c)Proibiu a entrada de navios ingleses nos portos.

6-Identifique com X os estabelecimentos criados por Dom João aqui no Brasil : ( )casa da moeda ( ) Cristo Redentor ( )Brasília ( )Biblioteca Real ( )Escolas de Medicina ( )jardim Botânico ( )banco do Brasil ( )Mineirão ( )Museu Nacional ( )Biblioteca Real

A mudança da corte para o Brasil trouxe consequências para Portugal que perdeu o monopólio sobre o comércio com o Brasil e o deixou totalmente dependente da Inglaterra .Em Portugal os alimentos tornaram-se escassos,o comércio enfraqueceu ,e o governo passou praticamente a ser exercido pela Inglaterra.Então em 1820 estourou uma revolução em Portugal ,na cidade do Porto.Os revoltosos exigiam a volta de D João.


7-Com base no texto acima o que não é verdade afirmar: (a )D João voltou para Portugal levando todo o tesouro do governo. ( b ) D João voltou para Portugal e deixou seu filho D Pedro com regente do Brasil. ( c )D João desobedeceu a ordem para que retornasse a Portugal e proclamou a independência do Brasil.

8- A situação econômica do Brasil ficou ruim depois que a família real voltou para Portugal porque: ( a )D João levou grande quantidade de dinheiro dos cofres brasileiros. ( b) D Pedro I ainda era criança. ( c )D Pedro II era mau administrador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog