Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Avaliação de Geografia 8º ano

Avaliação De Estudos Autônomos
- Disciplina: Geografia                                                                Série ou ano- 8º ano        
- Escola:_______________________________________________
- Aluno:_______________________________________________
- Prof:__Cláudia Rodrigues_______________________________________________


1-Globalização-.É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes.
2-A globalização de novas tecnologias e métodos gerenciais deveriam promover o aumento da produtividade, do bem-estar dos indivíduos e a redução das disparidades entre as nações. No entanto, o processo de tecnificação do espaço só beneficiou os países ricos, suas multinacionais e o capital financeiro. Nos países pobres permanece a luta contra o desemprego, a busca da qualificação da mão-de-obra e de solução para o trabalho informal em expansão. No espaço Globalizado o que acorre é o  consumo e uso das idéias e produtos que circulam na mídia televisiva, jornalística e eletrônica e nos produtos que tornam a vida cada vez mais artificial , veloz e aumenta as disparidades entre pobres e ricos.
1-No texto 1-A globalização se fez necessária principalmente pela necessidade de:
(a)Expandir o conhecimento de um país para o outro com o objetivo de ajudar os países pobres .
(b)Novos mercados consumidores para os países desenvolvidos
(c )Interagir com pessoas de outros países e expandir a cultura para que não desapareça.

2-De acordo com o texto 2:Podemos  relacionar o processo de tecnificação com:
(a)O desenvolvimento das telecomunicações altera o processo de produção e a circulação de mercadorias, reduz distâncias , globaliza idéias e intensifica desigualdades.
(b)O desenvolvimento da medicina que melhora a qualidade de vida das pessoas e aumenta a esperança de vida mundial.
(c )O desenvolvimento de redes de informação que não é eficaz no mundo inteiro ,pois exclui da globalização os países que ficam fora da área de alcance da internet por causa da geografia de difícil acesso(montanhas ,desertos,ilhas)

3-De acordo com os textos :são verdadeiras as afirmativas
(I)De acordo com o texto 2 a mídia influencia o consumo e aumenta a desigualdade social.
(II)De acordo com o texto 1 a globalização e uma inter relação entre os países  que interliga economias,culturas e políticas
(III)De acordo com o texto 2 só os países ricos se beneficiam com a globalização.
(IV)Os dois textos tratam a globalização uma forma de excluir os países pobres da geração da economia.
 (a)Apenas II e IV                  (b)Apenas I e II                   (c )Apenas I,II,e III            (d) I.II.III e IV
PASSANDO A PERNA NAS DISTÂNCIAS
1-Quanto mais a gente anda, mais chão tem pela frente... Como o homem sempre foi bicho curioso, louco para conhecer novos lugares e ampliar seu próprio mundo, logo as pernas ficaram curtas. Ops! Isso não significa que elas diminuíram de tamanho, não. Mas que foi preciso inventar maneiras mais rápidas de chegar aos lugares, sem gastar tanta energia e tanta sola de sapato. Da roda aos foguetes espaciais, os transportes evoluíram com o tempo e com as necessidades do homem. Fale a verdade: dá para imaginar a vida no planeta sem invenções 2-geniais como a bicicleta, o carro, o navio , o avião e o foguete?
A vida apresenta tantos problemas que parecem sem solução, que só mesmo o espírito criativo dos inventores poderia fazer o nosso mundo mudar tanto! Foi o caso de invenções humanas como : a geração de energia elétrica , o código de barras, o plástico , o raio laser etc...

4-O que os dois textos têm em comum?                                                                                                          (a)Os dois falam da invenção de meios de transporte.                                                                                                    (b)Os dois falam de avanços tecnológicos.                                                                                                           (c )Os dois falam de economizar energia.
5-Relacione o  meio com a via de circulação:
(1)avião                        (  )infovias
(2)carro                        (  )ciclovias
(3)navio                        (  )aerovias
(4)bicicleta                    (  )ferrovias
(5)Internet                     (  )rodovias
(6)trem                          (  )hidrovias

1-AQUECIMENTO GLOBAL
O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida aumentou em relação à 2004, invertendo uma tendência de queda. No período de maior intensidade, do fim de setembro a meados de outubro, o tamanho chegou a 24,3 milhões de quilômetros quadrados, quase três vezes a área do Brasil. Em 2004, a área desprovida de proteção aos raios ultravioleta atingiu 24 milhões de quilômetros quadrados. Os números foram divulgados pela Nasa, a agência espacial norte-americana.
2-CATÁSTROFES NATURAIS
2005 foi um ano recorde para os desastres naturais e meteorológicos, que mataram 350 mil pessoas nos
últimos 12 meses e provocaram prejuízos econômicos calculados em US$ 200 bilhões, conforme dados da
OMM - Organização Meteorológica Mundial.Além da tsunami que atingiu o sudeste asiático e do terremoto de 8 de outubro no Paquistão (com 70 mil mortes), 2005 foi o ano em que houve mais tempestades tropicais, contabilizando um total de 26, o que superou o recorde de 1933, em que ocorreram 23 tempestades.houve 14 furacões, o que também supera o recorde (12) registrado em 1969. O ano de 2005 também foi o segundo mais quente dos últimos anos.
3-PAÍSES QUEREM ENERGIAS LIMPAS, MAS COM CRESCIMENTO ECONÔMICO 
Estados Unidos, Austrália, China, Índia, Japão e Coréia do Sul, reunidos nesta semana em Sydney para discutir alternativas ao Protocolo de Kyoto, criaram um fundo para o desenvolvimento de energias limpas. EUA e Austrália organizadores da reunião, se comprometeram a investir U$ 170 milhões em programas energéticos que respeitem o meio ambiente e sejam dirigidos a reduzir a poluição global.
Os seis países representam 45% da população mundial e são grandes responsáveis pelo agravamento do efeito estufa: Austrália é o segundo produtor de carvão do mundo e produz mais gás carbônico por habitante que qualquer outro país. Já os EUA, é o maior poluidor do planeta, respondendo por mais de 25% das emissões de dióxido de carbono (CO2).

6-Sobre os textos acima são verdadeiras as afirmativas:
(I)EUA é o maior poluidor do planeta
(II)Os desastres naturais foram de maior intensidade em 2005
(III)O Buraco na camada de ozônio tem quase três vezes o tamanho do Brasil.
(IV)Os três textos falam sobre o meio ambiente.
(a)Apenas II e IV                  (b)Apenas I e II                   (c )Apenas I,II,e III   (d)I,II,III e IV         
7-Das alternativas abaixo qual  representa uma fonte de energia limpa(não poluidora)
(a)Carvão mineral                      (b)Gás natural                     (c )Petróleo                        (d)vento
8- Dos fenômenos naturais abaixo ,qual é mais intensificado pelo aquecimento global e aumento da evapotranspiração?
(a)Terremotos                    (c)Erupções vulcânicas                          (c) Tempestades tropicais
A ONG Viva Rio junta com o Terceiro Setor brasileiro atua no estado do Rio de Janeiro e surgiu na Campanha contra a fome, em 1992. Intensificou sua campanha de mobilização  social organizando projetos voltados para as comunidades de baixa renda, direcionados para a segurança  e direitos humanos. A  ONG Viva Rio desenvolveu parcerias com instituições locais construindo uma ampla rede solidária  com 668 parcerias locais, entre associações de moradores, ONGs, sindicatos e cooperativas, batalhões militares, rádios comunitárias, igrejas e presídios. Esta ONG desenvolve projetos de educação, comunicação, desenvolvimento comunitário, segurança, direitos humanos,  esporte, voluntariado e meio ambiente.
9-A ONG Viva Rio faz parte de uma rede chamada de:
(a)Rede Solidária
(b)Rede Telemática
(c ) Rede de cidades.

Uma paz fria cai sobre a Europa
      A queda do muro de Berlim e a desagregação do bloco soviético na Europa Oriental desestruturaram o equilíbrio geopolítico europeu . A implosão da URSS e da Iugoslávia redesenhou as fronteiras do Leste Europeu  e nos Bálcãs, introduzindo novos enigmas sobre o futuro do continente. Em 1995, sob o fogo da Guerra na Bósnia, começaram a se delinear as opções estratégicas das potências européias no complexo cenário de -----------------------------------
10-O que corretamente completa a lacuna é
(a)Pós segunda guerra
(b)Pós guerra fria
(c) Pós primeira guerra.

4 comentários:

  1. Gostaria que me enviasse as respostas. bjsss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixe o e-mail que te envio ou entre em contato profclaugeo@yahoo.com.br

      Excluir
    2. envie para mim as respostas, por gentileza? prof.geocamila@gmail.com

      Excluir
  2. Gostaria de receber as respostas, grata, segue e-mail
    staelsilvapereira@gmail.com.
    abraços

    ResponderExcluir