sábado, 23 de janeiro de 2010

Centro de referência Virtual do Professor.

crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.htm


As aulas são preparadas de acordo com o CBC que está disponível nesse link

GDP PROJETAR :MUDANDO A HISTÒRIA DA EE DR JOAQUIM VILELA.

http://portal.educacao.mg.gov.br/pdp/projetar/

Recreio com mais disciplina e alegria depois da implantação do projeto"jogos Experiências que Transformam"


Jogos Experiências que transformam mudando a rotina da EE Dr Joaquim Vilela



Projeto Jogos ,experiências que transformam/GDP PROJETAR


Avaliação de História 2º ano EM

Avaliação De Estudos Autônomos
- Disciplina:                                                                        Série ou ano-         
- Escola:_______________________________________________
- Aluno:_______________________________________________
- Prof:__Cláudia Rodrigues_______________________________________________
(...) E em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem; porém, o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar; e que ali não houvesse mais que ter aqui esta pousada para esta navegação de Calicut, bastaria quanto mais disposição para nela se cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé. (Caminha, Pero Vaz. Carta ao Rei Dom Manuel. [13: 19-30]. Belo Horizonte: Crisálida, 2002, p. 69)

1-O autor do fragmento acima  indica na carta a Dom Manuel três usos potenciais que a terra pode ter. Identifique-os:
(I) Tudo que se plantasse nasceria pois a terra é propícia à produção
(II) poderia ser usada para repouso e abastecimento das naus que demandavam as especiarias das Índias .
(III) Conversão ao catolicismo das gentes da terra,Portugal poderia usar a colonização para cristianizar os índios.
(IV)Poderia usar a terra para domesticar os inúmeros animais existentes.
De acordo com o texto são verdadeiras :
(a)apenas I.e II                 (b)apenas I. II e III   (c)apenas II e III  (d) I, II,III e IV
Usina PAGRISA 
Acontece em julho outro caso de  trabalho escravo no Brasil, ficais do Ministério do Trabalho libertaram 1108 trabalhadores que faziam a colheita da cana para a usina Pagrisa, que produz etanol no município de Ulianópolis (Pará).  Esta operação, a maior realizada até hoje, gerou forte reação contra o Grupo Móvel por parte de senadores ligados à bancada ruralista.  De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE, a visita dos senadores, que atacaram a fiscalização, instalou um clima de insegurança que colocou em risco a continuidade das operações.  O Ministério Público ajuizou ação penal por trabalho escravo contra Murilo Vilella Zancaner, Fernão Villela Zancaner e Marcos Villela Zancaner, proprietários da Pagrisa.  Eles são acusados de frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho (artigo 203 do Código Penal), expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente (artigo 132) e reduzir alguém a condição análoga à de escravo (artigo 149).  De acordo com a assessoria do MPF, a gravidade dos crimes cometidos pelos irmãos Zancaner justifica a aplicação da pena máxima de 15 anos de prisão.  
2-O texto acima fez intensificar as lutas sociais (por melhores condições agrárias)de qual grupo?
(a)MST                                            (b)ambientalistas                               (c )Movimento dos sem Teto

Texto-1Péssimas condições de trabalho/- salários baixos e castigos físicos/- trabalho infantil e feminino- carga horária elevada e ausência de direitos/- barulho e poluição .
Texto-2- nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novosmateriais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção desemicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
3-Os textos acima referem se respectivamente :
(a)A primeira Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial                                                            (b)A segunda Revolução Industrial    e   Terceira Revolução Industrial                 
 (c)A Primeira Revolução Industrial e Segunda Revolução Industrial                  

A Revolução Industrial proporcionou:
 a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial;
 a mecanização da indústria e da agricultura;
 o desenvolvimento do sistema fabril;
 o desenvolvimento dos transportes e comunicações;
 a expansão do capitalismo. 
4--Diante do que foi propiciado pela Revolução Industrial podemos inferir que ela influenciou também:
(a)A pobreza  generalizada                                 (b)A urbanização                  (c )A ruralização
 
O êxodo rural na época da ditadura
Já na década de sessenta, logo após ao golpe militar de 1964, houve novamente um grande movimento de massa populacional devido à propaganda institucional, que propalava o crescimento do Brasil, e a erradicação da pobreza. A partir dos grandes centros, com urbanização acelerada e a construção civil, oferecendo oportunidades de emprego cada vez maiores à mão de obra não especializada e analfabeta, os migrantes tiveram melhoras salariais e de condições de vida. Em função desta melhora, começaram a mandar dinheiro para as regiões de onde vieram, chamando a atenção dos parentes, amigos e vizinhos, que se encontravam ainda vivendo em condições precárias nas áreas rurais. Isto ocasionou uma aceleração do êxodo rural, causando ainda mais inchaço nos grandes centros, aumentando ainda mais os problemas ocasionados pela miséria na periferia das grandes cidades.
5-Sobre o êxodo rural no Brasil podemos inferir que:
(a) intensificou o processo de favelização das grandes  metrópoles.
(b) Melhorou a qualidade de vida nas grandes cidades.
(c )As pessoas saíram de suas terras em busca de melhores condições de vida e encontraram  nas cidades.
 Reclamações contra as máquinas inventadas após a revolução para poupar a mão-de-obra já eram normais. Mas foi em 1811 que o estopim estourou e surgiu-----------------------------, uma forma mais radical de protesto. O nome deriva de Ned Ludd, um dos líderes do movimento. Os adebtos do movimento  chamaram muita atenção pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo eles, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos, requerendo, contudo, duras horas de jornada de trabalho. Os manifestantes sofreram uma violenta repressão, foram condenados à prisão, à deportação e até à forca. Eles ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas".Anos depois os operários ingleses mais experientes adotaram métodos mais eficientes de luta, como a greve e o movimento sindical.
6-O que completa corretamente a lacuna é:
(a)Movimento operário. (b) o movimento ludista (c )Movimento dos desempregados.

Os empregados das fábricas formaram associações denominadas trade unions, que tiveram uma evolução lenta em suas reivindicações. Na segunda metade do século XIX, as trade unions evoluíram para os sindicatos, forma de organização dos trabalhadores com um considerável nível de ideologização e organização, pois o século XIX foi um período muito fértil na produção de idéias antiliberais que serviram à luta da classe operária, seja para obtenção de conquistas na relação com o capitalismo, seja na organização do movimento revolucionário cuja meta era construir o socialismo objetivando o comunismo.
7-O mais eficiente e principal instrumento de luta das trade unions era :
(a) a luta armada      (b) a greve.        (c ) A rebelião ,sequestro e assassinato dos patrões.


As melhores especulações das fontes mais autorizadas nacionais e internacionais concordam que haverá uma redução da economia global dos 5% registrados em 2007 para algo em torno de 2,2% em 2009, número do Fundo Monetário Internacional - FMI. As razões estão no crédito mais curto, nas reduções das demandas nacional e internacional e na queda dos preços de commodities.
Os reflexos sobre o PIB brasileiro são inevitáveis, como mostram suas relações com as crises dos últimos 20 anos, segundo dados do IBGE.Além desse inevitável reflexo, as múltiplas análises do cenário 2009 concordam que tanto países como setores da economia sofrerão impactos diferentes. O G8, grupo dos países mais ricos, será mais afetado, enquanto predomina a idéia de que o grupo dos BRICs, Brasil, Rússia, Índia e China, sofrerá impactos menores e crescerá em 2009 acima da média global. Um número corrente nessas análises mostra crescimento em torno dos 3% para esses países.
8-Sobre o texto acima podemos marcar como verdadeiras:
(I) O G8-grupo dos países mais ricos do mundo terão crescimento menor que os países emergentes(BRIC),em 2009.
(II) Os países emergentes(BRIC)terão em 2009 um crescimento no PIB superior ao crescimento do G8.
(III ) O FMI aumentou o crédito para empréstimos internacionais facilitando o crescimento de países pobres.
(a)Estão certas I e II   (b) Estão certas I .II e III  (c )todas estão erradas.
A decisão de se manter e até aumentar os investimentos na infra-estrutura previstos no Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, incluindo aí os projetos do petróleo no pré-sal, deve ajudar o País a superar as dificuldades . E o crescimento de 3%, previsto por organismos internacionais, que em outras circunstâncias poderia ser considerado medíocre, aparece como excelente desempenho dentro da conjuntura global.
9-Podemos inferir ,depois de ler o texto acima , que:
(a) O crescimento de 3% para o Brasil é considerado excelente ,visto que o crescimento econômico na mundo está desacelerado.
(b) Mesmo em tempos de crise 3% é um crescimento medíocre para o Brasil,um país com tantas potencialidades.
(c )O Pré –sal é irrelevante na economia brasileira.

O muro de Bush e a nova “invasão bárbara” na Europa
10- O enunciado acima faz referência:
(a) A política antiimigrante estabelecida por EUA e Europa.
(b) A política de incentivo  á migração para EUA  e Europa.
(c )A política de integração entre os povos da Europa e dos EUA.

Avaliação de Geografia 8º ano

Avaliação De Estudos Autônomos
- Disciplina: Geografia                                                                Série ou ano- 8º ano        
- Escola:_______________________________________________
- Aluno:_______________________________________________
- Prof:__Cláudia Rodrigues_______________________________________________


1-Globalização-.É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes.
2-A globalização de novas tecnologias e métodos gerenciais deveriam promover o aumento da produtividade, do bem-estar dos indivíduos e a redução das disparidades entre as nações. No entanto, o processo de tecnificação do espaço só beneficiou os países ricos, suas multinacionais e o capital financeiro. Nos países pobres permanece a luta contra o desemprego, a busca da qualificação da mão-de-obra e de solução para o trabalho informal em expansão. No espaço Globalizado o que acorre é o  consumo e uso das idéias e produtos que circulam na mídia televisiva, jornalística e eletrônica e nos produtos que tornam a vida cada vez mais artificial , veloz e aumenta as disparidades entre pobres e ricos.
1-No texto 1-A globalização se fez necessária principalmente pela necessidade de:
(a)Expandir o conhecimento de um país para o outro com o objetivo de ajudar os países pobres .
(b)Novos mercados consumidores para os países desenvolvidos
(c )Interagir com pessoas de outros países e expandir a cultura para que não desapareça.

2-De acordo com o texto 2:Podemos  relacionar o processo de tecnificação com:
(a)O desenvolvimento das telecomunicações altera o processo de produção e a circulação de mercadorias, reduz distâncias , globaliza idéias e intensifica desigualdades.
(b)O desenvolvimento da medicina que melhora a qualidade de vida das pessoas e aumenta a esperança de vida mundial.
(c )O desenvolvimento de redes de informação que não é eficaz no mundo inteiro ,pois exclui da globalização os países que ficam fora da área de alcance da internet por causa da geografia de difícil acesso(montanhas ,desertos,ilhas)

3-De acordo com os textos :são verdadeiras as afirmativas
(I)De acordo com o texto 2 a mídia influencia o consumo e aumenta a desigualdade social.
(II)De acordo com o texto 1 a globalização e uma inter relação entre os países  que interliga economias,culturas e políticas
(III)De acordo com o texto 2 só os países ricos se beneficiam com a globalização.
(IV)Os dois textos tratam a globalização uma forma de excluir os países pobres da geração da economia.
 (a)Apenas II e IV                  (b)Apenas I e II                   (c )Apenas I,II,e III            (d) I.II.III e IV
PASSANDO A PERNA NAS DISTÂNCIAS
1-Quanto mais a gente anda, mais chão tem pela frente... Como o homem sempre foi bicho curioso, louco para conhecer novos lugares e ampliar seu próprio mundo, logo as pernas ficaram curtas. Ops! Isso não significa que elas diminuíram de tamanho, não. Mas que foi preciso inventar maneiras mais rápidas de chegar aos lugares, sem gastar tanta energia e tanta sola de sapato. Da roda aos foguetes espaciais, os transportes evoluíram com o tempo e com as necessidades do homem. Fale a verdade: dá para imaginar a vida no planeta sem invenções 2-geniais como a bicicleta, o carro, o navio , o avião e o foguete?
A vida apresenta tantos problemas que parecem sem solução, que só mesmo o espírito criativo dos inventores poderia fazer o nosso mundo mudar tanto! Foi o caso de invenções humanas como : a geração de energia elétrica , o código de barras, o plástico , o raio laser etc...

4-O que os dois textos têm em comum?                                                                                                          (a)Os dois falam da invenção de meios de transporte.                                                                                                    (b)Os dois falam de avanços tecnológicos.                                                                                                           (c )Os dois falam de economizar energia.
5-Relacione o  meio com a via de circulação:
(1)avião                        (  )infovias
(2)carro                        (  )ciclovias
(3)navio                        (  )aerovias
(4)bicicleta                    (  )ferrovias
(5)Internet                     (  )rodovias
(6)trem                          (  )hidrovias

1-AQUECIMENTO GLOBAL
O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida aumentou em relação à 2004, invertendo uma tendência de queda. No período de maior intensidade, do fim de setembro a meados de outubro, o tamanho chegou a 24,3 milhões de quilômetros quadrados, quase três vezes a área do Brasil. Em 2004, a área desprovida de proteção aos raios ultravioleta atingiu 24 milhões de quilômetros quadrados. Os números foram divulgados pela Nasa, a agência espacial norte-americana.
2-CATÁSTROFES NATURAIS
2005 foi um ano recorde para os desastres naturais e meteorológicos, que mataram 350 mil pessoas nos
últimos 12 meses e provocaram prejuízos econômicos calculados em US$ 200 bilhões, conforme dados da
OMM - Organização Meteorológica Mundial.Além da tsunami que atingiu o sudeste asiático e do terremoto de 8 de outubro no Paquistão (com 70 mil mortes), 2005 foi o ano em que houve mais tempestades tropicais, contabilizando um total de 26, o que superou o recorde de 1933, em que ocorreram 23 tempestades.houve 14 furacões, o que também supera o recorde (12) registrado em 1969. O ano de 2005 também foi o segundo mais quente dos últimos anos.
3-PAÍSES QUEREM ENERGIAS LIMPAS, MAS COM CRESCIMENTO ECONÔMICO 
Estados Unidos, Austrália, China, Índia, Japão e Coréia do Sul, reunidos nesta semana em Sydney para discutir alternativas ao Protocolo de Kyoto, criaram um fundo para o desenvolvimento de energias limpas. EUA e Austrália organizadores da reunião, se comprometeram a investir U$ 170 milhões em programas energéticos que respeitem o meio ambiente e sejam dirigidos a reduzir a poluição global.
Os seis países representam 45% da população mundial e são grandes responsáveis pelo agravamento do efeito estufa: Austrália é o segundo produtor de carvão do mundo e produz mais gás carbônico por habitante que qualquer outro país. Já os EUA, é o maior poluidor do planeta, respondendo por mais de 25% das emissões de dióxido de carbono (CO2).

6-Sobre os textos acima são verdadeiras as afirmativas:
(I)EUA é o maior poluidor do planeta
(II)Os desastres naturais foram de maior intensidade em 2005
(III)O Buraco na camada de ozônio tem quase três vezes o tamanho do Brasil.
(IV)Os três textos falam sobre o meio ambiente.
(a)Apenas II e IV                  (b)Apenas I e II                   (c )Apenas I,II,e III   (d)I,II,III e IV         
7-Das alternativas abaixo qual  representa uma fonte de energia limpa(não poluidora)
(a)Carvão mineral                      (b)Gás natural                     (c )Petróleo                        (d)vento
8- Dos fenômenos naturais abaixo ,qual é mais intensificado pelo aquecimento global e aumento da evapotranspiração?
(a)Terremotos                    (c)Erupções vulcânicas                          (c) Tempestades tropicais
A ONG Viva Rio junta com o Terceiro Setor brasileiro atua no estado do Rio de Janeiro e surgiu na Campanha contra a fome, em 1992. Intensificou sua campanha de mobilização  social organizando projetos voltados para as comunidades de baixa renda, direcionados para a segurança  e direitos humanos. A  ONG Viva Rio desenvolveu parcerias com instituições locais construindo uma ampla rede solidária  com 668 parcerias locais, entre associações de moradores, ONGs, sindicatos e cooperativas, batalhões militares, rádios comunitárias, igrejas e presídios. Esta ONG desenvolve projetos de educação, comunicação, desenvolvimento comunitário, segurança, direitos humanos,  esporte, voluntariado e meio ambiente.
9-A ONG Viva Rio faz parte de uma rede chamada de:
(a)Rede Solidária
(b)Rede Telemática
(c ) Rede de cidades.

Uma paz fria cai sobre a Europa
      A queda do muro de Berlim e a desagregação do bloco soviético na Europa Oriental desestruturaram o equilíbrio geopolítico europeu . A implosão da URSS e da Iugoslávia redesenhou as fronteiras do Leste Europeu  e nos Bálcãs, introduzindo novos enigmas sobre o futuro do continente. Em 1995, sob o fogo da Guerra na Bósnia, começaram a se delinear as opções estratégicas das potências européias no complexo cenário de -----------------------------------
10-O que corretamente completa a lacuna é
(a)Pós segunda guerra
(b)Pós guerra fria
(c) Pós primeira guerra.

Avaliação de História 3º ano

Avaliação de História.
Escola Estadual Casimiro Silva.
Professora- Cláudia Rodrigues Costa dos Santos.
E.M
Aluno-
Foi numa segunda-feira, 15 de setembro de 2008, que ocorreu a morte simbólica de Wall Street, um dos mais importantes centros financeiros do mundo. A economia mundial se viu então diante um iminente colapso, sem precedentes desde o crack da bolsa de Nova York . Encolhidas pela crise econômica mundial, as "Três Grandes de Detroit" - GM, Ford e Chrysler -, antes sinônimos da indústria norte-americana no século 20, hoje mais parecem dinossauros diante da revolução dos carros "verdes" asiáticos, mais baratos e menos poluentes.

1-O texto acima refere-se :
(a) A crise econômica atual dos EUA.
(b) A crise econômica dos EUA de 1929
(c ) A crise econômica mundial atual,que teve início na Europa mas afetou principalmente os EUA.


Países emergentes, como China e Brasil, têm hoje um mercado promissor para investimentos estrangeiros. No mundo pós-crise, eles assumem uma posição de destaque no cenário da geopolítica mundial.Juntos, os países membros do G-20 representam 90% do PIB (Produto Interno Bruto) e 80% do comércio globais, bem como dois terços da população mundial.
2-As palavras em negrito podem ,no contexto acima serem substituídas respectivamente por:
(a)Ricos e em desenvolvimento/grupo dos países mais ricos do mundo.
(b)Pobres e em desenvolvimento/grupo dos países emergentes do mundo.
(c)Ricos e desenvolvidos/grupo dos países mais desenvolvidos do mundo.
Ela é vista como um dos mais importantes marcos do fim da ditadura militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985. Ela só foi aprovada devido à pressão popular e o clima de abertura e redemocratização do país. Depois de sancionada pelo governo, a lei permitiu que políticos, artistas e intelectuais exilados ou banidos voltassem ao país. Mas presos políticos acusados de atos terroristas, assaltos a banco e sequestros não foram soltos de imediato, pois a lei vetava a absolvição para tais crimes.
3- Diante dos conhecimentos passados pelo texto,podemos inferir que trata da
(a) Anistia       (b)Anarquia               (c)Lei Áurea                 


O Festival de Woodstock comemorou neste mês de agosto 40 anos. Durante três dias – de 15 a 18 de agosto de 1969 – quase meio milhão de jovens assistiram a shows dos principais artistas da época numa pequena propriedade rural no estado de Nova York. O clima pacífico de comemoração e a liberdade marcaram o ápice do movimento de contracultura dos anos de 1960.
4-Entre as principais características que marcaram o movimento hippie da época, estavam:Exceto:
(a) Os protestos pacíficos contra a Guerra do Vietnã                           (b) A revolução sexual                                           (c ) O uso de drogas psicodélicas         (d)Preocupação com doenças sexualmente transmissíveis.

Um acordo entre Colômbia e Estados Unidos – para ampliar as bases militares norte-americanas em território colombiano – gerou tensão na Venezuela e no Equador. A Colômbia alega que o plano é necessário para -------------------------------e lutar contra o grupo guerrilheiro comunista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

5-A alternativa que completa corretamente o espaço é:
(a)Melhorar a qualidade de vida da população         (b)combater o narcotráfico   

(c )Combater a entrada de imigrantes ilegais nos dois países.


Para se reeleger, Zelaya queria mudar a Constituição com um referendo popular.
Constituição de não permite a reeleição.
Congresso, Suprema Corte e Ministério Público se opuseram. Zelaya insistiu.
Diante do impasse, o Exército interveio, depondo Zelaya.

6-A sequência acima antecedeu que acontecimento histórico atual?
(a)golpe Militar em Honduras.        (b)Invasão do Afeganistão              (c) Ocupação do Kuait


Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade
José Renato Salatiel*
7-A frase acima foi usada para ilustra que acontecimento histórico?
(a)Uso da bomba atômica          (b)Ida do homem á lua   ( c) Invenção  do chip de computador

Trinta e quatro anos depois, novos fatos sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975) relevam detalhes sobre um dos períodos mais obscuros da história contemporânea do Brasil, além de contribuírem para pressionar autoridades pela abertura de arquivos até hoje mantidos em segredo.
8-A guerrilha foi o maior movimento armado contra a:
(a) ditadura militar  no Brasil    (b) segunda guerra Mundial      (c) Guerra Fria.
Há 20 anos, o exército da República Popular da China tomou a praça da Paz Celestial (Tiananmen) e sufocou o maior protesto pró-democracia do século 20 ocorrido no país, que tinha à frente estudantes universitários.Naquele dia 4 de junho de 1989 correu o mundo a imagem de um homem que, sozinho, tentava impedir o avanço de uma fileira de tanques de guerra. A identidade do homem nunca foi confirmada, nem seu paradeiro descoberto.
9-O protesto acima ficou conhecido mundialmente como:
(a)Massacre da paz celestial                (b)Massacre de Carajás              (c) Revolução Chinesa
Os recentes testes com lançamentos de mísseis nucleares fazem parte de uma perigosa estratégia que, no cenário pós-Guerra fria, transformou o uso de arsenais nucleares em instrumentos de chantagem internacional.
10-Que país tem realizado testes nucleares atualmente como desafio aos EUA?
(a)França                         (b)Rússia                       (c )Coréia do Norte
A Petrobrás iniciou no último dia 1º de maio, Dia do Trabalho, a exploração de petróleo no campo de Tupi, na Bacia de Santos, que abriga as maiores jazidas na camada pré-sal. O empreendimento vai colocar o Brasil entre os dez maiores produtores mundiais e o tornará uma das grandes potências energéticas, comparável ao Oriente Médio.
11-A dificuldade enfrentada pela Petrobras para extração do petróleo é...
(a)as jazidas estão muito profundas                    (b)Não tem apoio do governo.
(c )Não tem mão de obra qualificada para o trabalho.
A luta contra o terrorismo internacional ganhou um endereço fixo:------------------, nação pobre, devastada por 30 anos de ocupação estrangeira e que se tornou refúgio de Osama Bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo.O país também foi eleito o cenário da "guerra de Obama", desde que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, redirecionou esforços militares para a região, do mesmo modo que George W. Bush, seu antecessor na Casa Branca, fez com o Iraque.
12-O texto faz referência ...
(a)ao Afeganistão               (b)ao Kuait               (c ) ao Paquistão
A proposta do MST é pressionar o governo para fazer  ------------------------no país, por meio de ocupações de terras consideradas improdutivas. A questão agrária é antiga e fonte de conflitos violentos no campo.
13-Completa corretamente a lacuna a alternativa...
(a)uma justa distribuição de rendas.                               (b)a reforma agrária                                                                   (c )Um programa de emprego rural.

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog