Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Guerra Guaranítica

  
Guerra Guaranítica - Violentos conflitos entre os índios guaranis e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madri, em 1750. (Substituiu o tratado de Tordesilhas e estabeleceu as fronteiras entre as colônias portuguesas e espanholas na América do Sul: Portugal cedia a Colônia do Sacramento, e recebia Santa Catarina e Rio Grande do Sul - territórios espanhóis); Os índios guaranis da região dos Sete Povos das Missões recusam-se a deixar suas terras. Com o apoio dos jesuítas,os índios  impediram os trabalhos de demarcação da fronteira e se negaram a sair da região. Em resposta, as autoridades iniciaram uma guerra em 1754Sepé Tiaraju- líder dos índios- justifica a resistência ao tratado em nome de direito dos índios em permanecer nas suas terras. Comanda milhares de nativos até ser assassinado. Essas missões constituíram "a tentativa mais bem sucedida da Igreja Católica para cristianizar e assegurar um refúgio às populações indígenas ameaçadas de escravidão. Como  justificativa para resistir os guaranis diziam: "Como poderá a vontade de Deus ser que vós tomeis e arruineis tudo o que nos pertence? Aquilo que possuímos é exclusivamente o fruto de nossas fadigas, e o nosso rei não nos deu coisa alguma... Não somos apenas os sete povos da margem esquerda, mas doze outras reduções estão decididas a sacrificarem-se conosco desde que tenteis apoderar-vos de nossas terras. "  Os jesuítas ficaram entre a cruz e a espada. Se apoiassem os indígenas seriam considerados rebeldes- culpados de crimes de lesa-majestade. Se não se solidarizassem com eles, perderiam sua confiança. Foi à heróica resistência dos índios à ocupação de suas terras e à escravização que se deu o nome de "Guerras Guaraníticas". Apesar da inferioridade  militar, resistiram a ataques  de portugueses e espanhóis. Para Pombal, a resistência era obra da hostilidade jesuítica. Por isso expulsou os jesuítas  de Portugal e demais domínios do reino. A questão fronteiriça do sul  só foi resolvida por novos acordos que acomodaram os dois grandes impérios da América do Sul sobre as cinzas dos Povos das Missões. Estes não conseguiram resistir.
ATIVIDADES
1- O que foi a Guerra Guaranítica?
2- O que foi o tratado de Madri?
3- Por que aconteceu essa guerra?
4- Que justificativa davam os índios para a guerra?
5- O que era o crime de lesa – majestade?
6- Por que Pombal expulsou os jesuítas de Portugal e do Brasil?

2 comentários: