Baixe qualquer arquivo do Blog em doc Word

Atividades de outros conteúdos... http://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com.br/
Se você não conseguir uma boa visualização envie-me email que ficarei feliz em compartilhar. profclaugeo@yahoo.com.br Abraço.
Escolha o arquivo na barrinha ao lado, clique em slideshare, você vai ser direcionado para outra pagina, logo acima clique em save(um setinha apontando para baixo)Pronto.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atividades sobre Tópico IV. Os jesuítas e as missões



JESUÍTAS      Tópico IV. Os jesuítas e as missões
Os jesuítas eram padres da Igreja Católica  integrantes da Companhia de Jesus.Eles foram enviados a África, América e Ásia com o objetivo de transformar os nativos católicos, através da catequização (ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus). Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola, após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. 
Objetivos dos jesuítas:- Levar o catolicismo para as regiões recém descobertas, no século XVI, principalmente à América;- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;
Jesuítas que vieram ao Brasil- Padre Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira.
Alegando conspiração contra o reino português, o marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, confiscando os bens da ordem.
Reforma—
Causas: -abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo;-Gastos com luxo ,quebra de celibato.
-Insatisfação da burguesia comercial(o clero condenava o lucro e os juros); -O papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão);- Pensamento renascentista : o homem  começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Pensamento baseado na ciência  e na razão.
Reforma Luterana: Martinho Lutero(bispo da igreja católica)  contestou  os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja  95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica. Condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo. Para Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé, condenou o culto à imagens e revogou o celibato. 
-A Reforma Anglicana -Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompe com o papado  após este se recusar a cancelar seu casamento.
e funda o anglicanismo.,
A Contra-Reforma Católica
Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, é feito o Concílio de Trento com o objetivo de traçar um plano de reação. Definiram nesse concílio :
 - Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;
- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias
- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.
Intolerância-Em muitos países  as minorias religiosas foram perseguidas .Ex: Guerra dos Trinta Anos entre católicos e protestantes. Na França, o rei mandou assassinar milhares de protestantes calvinistas na chamada Noite de São Bartolomeu.
ATIVIDADES:
1-Quem eram os jesuítas?
2-O que eram as missões?
3-Qual foi o principal objetivo dos jesuítas no Brasil e na América?
4-Qual foi a principal conseqüência da reforma protestante?
5-Por que Martinho Lutero deu início a reforma?
6-O que é indulgência?
7-O que foi o pensamente renascentista?
8-Qual foi o primeiro passo dado por Martinho Lutero para dar início á reforma?
9-O que foi a contra reforma católica?
10-O que é Inquisição?
11-Por que a proibição de alguns livros foi uma das ações da contra reforma?
12- O que foi a Noite de São Bartolomeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário