sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Atividades sobre Eixo Temático II Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais, Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro TÓPICO 7. TURISMO OP- 16 RA-13 Descobrindo as possibilidades de um turismo sustentável no município

3º Bimestre Geografia 7º ano Ensino Fundamental.

Eixo Temático II  Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Tema 2 : Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro


Conceituar:- infra-estruturas, patrimônios culturais e ambientais  - diversidade cultural - - lugares turistificados - - educação patrimonial e ambiental - patrimônios natural e cultural
- Programa Nacional de Municipalização do Turismo - Turismo com base local - Cultura turística ecologizada -  Desenvolvimento sustentável –

CONTEÚDO
• Preservação da natureza e do patrimônio cultural.
• Turismo sustentável e insustentável e impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico.


 Relacione: TÓPICO 7. TURISMO
(1) A infra-estrutura para o turismo tem que oferecer...
(2) O turista se interessa pelo patrimônio cultural que...
(3) O turista viaja para conhecer a diversidade cultural que...
(4)Hoje os  lugares são turistificados, quer dizer que...
(5) Hoje se faz necessário a educação patrimonial e ambiental nas escolas porque é...
(6) Programa Nacional de Municipalização do Turismo
(7) Antes de fazer turismo é preciso ter uma Cultura turística ecologizada, isto é...
(8) O turismo também deve ter um Desenvolvimento sustentável isto é..
(9) O turista deve proteger o patrimônio ambiental, por que...
(   ) começou em 2002 com o objetivo de conscientizar da importância do turismo como fator de desenvolvimento socioeconômico e para dar condições de gerenciamento e implementação das ações que nortearam o turismo municipal, usando os Conselhos Municipais de Turismo e pessoas da comunidade para o desenvolvimento do turismo local.
(   ) conhecer previamente a geografia e a história do seu destino turístico. Assim, a viagem será mais proveitosa no sentido de ampliar esses conhecimentos e de compreender e respeitar a diversidade cultural e o ambiente dos povos dos lugares visitados, aprendendo  a se comportar como hóspede.  Ter cultura turística ecologizada  é uma das formas de prevenir os impactos ambientais negativos. É, portanto, proteção ambiental.
(   ) é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, é preservado porque é importante para  identidade 
(   ) necessário conhecer para ter consciência da preservação do meio ambiente em todo o planeta como condição indispensável para a garantia de sobrevivência humana e dos demais seres vivos. Isso significa educação   patrimonial: conhecer para preservar.
(   ) por causa da cultura do consumo está aumentando a produção de lugares turísticos,pois o turismo hoje, além de diversão, gera renda e emprego.
(   ) saneamento, segurança, equipamentos de hospedagem, lazer, alimentação, meios de comunicações e transportes, artesanato, recursos humanos, comércio.
(   ) um bem natural que, dado seu valor em termos de biodiversidade, valor econômico ou paisagístico, merece ser protegido pela sociedade.
(   ) um desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual, sem comprometer as gerações futuras de satisfazerem as suas. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, tenham desenvolvimento social, econômico, humano e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e habitats naturais.
(   ) são diferenças culturais que existem entre os seres humanos, tais como: a linguagem,  dançasvestuário, crenças, e outras tradições como a organização da sociedade.
da cultura de um povo.
Respostas 6, 7, 2, 4, 1, 9, 8, 3


Tópico 8. Cultura e natureza -OP20 RA-12 Observando nos biomas a ação modeladora
 da cultura sobre a natureza

Conceituar: -   problemas ambientais contemporâneos -- sustentabilidade - insustentabilidade –

CONTEÚDO
• A ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta.
• A sustentabilidade cultural, respeito à diversidade de conhecimentos, tecnologias e práticas de adaptação do homem ao meio.
• O cotidiano das comunidades tradicionais do Brasil referenciada na cultura do mundo vivido que orienta as relações cultura e natureza.

A Insustentabilidade dos atuais padrões de produção, consumo e renda ameaça o equilíbrio da natureza
Conforme o relatório das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a humanidade consome mais de 20% além da capacidade de reprodução da biosfera. Déficit que vem aumentando em 2,5% ao ano. Caminha para falência”, E é em conseqüência do sobreuso de recursos naturais que mais de 60 mil km² anuais de solo estão em processo de desertificação. A perda de florestas tropicais, o maior repositório da biodiversidade, prossegue na razão de 150 mil km² por ano e 1,1 bilhão de pessoas já não dispõem de água de boa qualidade, enquanto 2,5 bilhões também não dispõem de saneamento.Quase 80% da produção, consumo e renda estão hoje concentrados nos países industrializados que tem menos de 20% da população do mundo.“E isso é absolutamente insustentável. Se fosse possível, num passe de mágica, fazer um desenvolvimento miraculoso do mundo e todas as pessoas passassem a consumir com o norte-americano, o europeu ou os japoneses. Não seria possível. Não há base física para isso. precisaríamos de mais dois ou três planetas”. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, hoje, as 3 pessoas mais ricas do mundo, juntas, têm  riqueza superior ao produto anual dos 48 países mais pobres, onde vivem 600 milhões de pessoas. E mais, 257 pessoas mais ricas tem riqueza superior  a 45% da humanidade. Ou seja, quase metade da humanidade vive abaixo da linha pobreza. “A concentração de renda no Brasil deixa  30% da população abaixo da linha da pobreza e 17 milhões de indigentes. Isto porque todas as ações humanas repercutem no concreto. No solo, na água, no ar, entre os seres vivos. È preciso avaliar os impactos e verificar se não há alternativas, calcular os custos ditos ambientais e sociais e buscar contorná-los, inclusive decidindo quem vai arcar com eles, dizer quem os provocam e quem vai diretamente ser atingido por estes. É preciso pensar em novos formatos de desenvolvimento, pois vários especialistas já estão mostrando que as altas taxas de crescimento nos atuais padrões de consumo são insustentáveis a médio e longo prazo.
ATIVIDADES:
1-Segundo o relatório porque a humanidade caminha para a falência?
2- Segundo o relatório porque mais de 60 mil km² de terra estão em processo de desertificação?
3- Segundo o relatório qual é o maior repositório de biodiversidade do planeta?
4- Coloque V ou F:
(   ) Mais de 1 bilhão de pessoas não tem água de boa qualidade.
(   ) 2, 5 bilhões de pessoas não tem acesso a saneamento básico (esgoto)
(   ) Quase 80% da produção, do consumo e da renda(riqueza) estão nos países industrializados(desenvolvidos)
(   ) Os países desenvolvidos são menos de 20% da população do mundo, mas tem mais de 80% de toda a riqueza.
(   ) Hoje, as 3 pessoas mais ricas do mundo, juntas, têm  riqueza superior a de 48 países mais pobres juntos.
(   ) Quase metade da humanidade vive abaixo da linha pobreza
(   ) A concentração de renda no Brasil deixa  30% da população abaixo da linha da pobreza e 17 milhões de indigentes
5-Segundo o relatório o que seria necessário para que todo o planeta passasse a consumir como os norte americanos?
6-  Segundo o relatório o que se deve fazer para que a repercussão da ação do homem no solo solo, na água, no ar, e entre os seres vivos sejam menores?
7- Porque você acha que as altas taxas de crescimento e os atuais padrões de consumo são insustentáveis, isso é destroem o planeta?

Conceito de sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Ações relacionadas a sustentabilidade
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Benefícios
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
ATIVIDADES:
1-Porque o texto afirma que seguindo os parâmetros da sustentabilidade, a humanidade pode garantir seu desenvolvimento sem que falte no futuro?
2-Segundo o texto como se garante uma exploração dos recursos vegetais de forma controlada?
3- De acordo com a sustentabilidade porque é importante o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos?
4- Quais são as fontes de energia limpas e renováveis?
5- De acordo com a sustentabilidade porque as fontes de energia limpas e renováveis devem ser usadas?
6- De acordo com a sustentabilidade porque é importante a reciclagem de resíduos sólidos?
7- De acordo com o texto como deve ser o consumo controlado de água?
8- De acordo com o texto quais são os benefícios da adoção de ações sustentáveis? 

Conceituar: - sociodiversidade - patrimônio histórico-cultural brasileiro
CONTEÚDO
• A sociodiversidade das paisagens em sua espacialidade municipal e regional.
• Localização, distribuição e freqüência dos grupos sociodiversos no conjunto da população brasileira.
• O impacto das transformações culturais das sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo.
-descrever  a linha do Equador  em seus aspectos relevantes  da paisagem natural e cultural, reconhecendo a biodiversidade e sociodiversidade desse lugar.
- Analisar o clima, a vegetação, os solos, as águas relacionando esses elementos à sociodiversidade do Equador.
- Estabelecer relações entre o modo de vida dos povos do Equador, no que se refere  ás tradições, costumes, hábitos e valores.
-  Entender como os povos do Equador  constroem suas identidades  com as paisagens  e as regiões, demarcando sua territorialidade e espacialidade.
- Compreender a identidade  dos povos da Floresta  e ribeirinhos, problematizando o uso  das unidades de conservação.
- ecossistemas e os biomas, flora, fauna, solo, relevo, solo, clima.
- Saber identificar as zonas térmicas da Terra./- Ter noção de biodiversidade e sociodiversidade.

Complementar: VIII. Paisagem cultural  OP- 11 Paisagem cultural - RA-14 As regiões culturais e as paisagens brasileiras
-Reconhecer, em dimensão multiescalar, diferentes paisagens culturais distinguindo-as em sua singularidade.
-Ler nas paisagens culturais brasileiras a espacialidade e as múltiplas temporalidades socialmente construídas. 
Conceituar:   paisagem cultural – grupo cultural (populações tradicionais)e os processos de produção das paisagens  clima e vegetação - Região natural:   (clima, vegetação, fauna, água, solo) e sociais  (alimentação, trabalho,  festas, convívio, crenças religiosas) -  Paisagem cultural – Regionalismo - Cultura 

CONTEÙDO
- As paisagens culturais das regiões montanhosas: a cultura e o relevo demarcando paisagens.
- Paisagens culturais brasileiras: aspectos regionais demarcados pela cultura, como os quilombos e os quilombolas.
-Paisagens culturais brasileiras: a presença indígena.
- ocupação do território, remanescentes de quilombos, cultura afro-brasileira (Zumbi, Quilombos, Música, Dança, Arte e História).
- paisagens culturais moldadas pelo modo de vida indígena- (elementos culturais como alimentos, música, mitos, etc.).
 - tipos brasileiros e seus ambientes (o pantaneiro, o caiçara, o Caboclo, o seringueiro, o gaúcho, o sertanejo, etc.)



Leia e responda as questões abaixo:
"CARTA DO CACIQUE SEATLE"
1. (...) Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia é-nos estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água. Como podes então comprá-los de nós?2. (...) Toda esta terra é sagrada para o meu povo. Cada folha reluzente, todas as praias arenosas, cada véu de neblina nas florestas escuras, cada clareira e todos os insetos a zumbir são sagrados nas tradições e na consciência do meu povo. 3. (...) o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual a outro. Porque ele é um estranho que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga, e depois de exauri-la, ele vai embora. Deixa para trás o túmulo dos seus pais, sem remorsos de consciência. Rouba a terra dos seus filhos. Nada respeita. Esquece a sepultura dos antepassados e o direito dos filhos. Sua ganância empobrecerá a terra e vai deixar atrás de si os desertos4. (...) Não se pode encontrar paz nas cidades do homem branco. (...) o barulho das cidades é para mim uma afronta contra os ouvidos. 5. (...) O ar é precioso para o homem vermelho. Porque todos os seres vivos respiram o mesmo ar - animais, árvores, homens. Não parece que o homem branco se importe com o ar que respira. Como um moribundo ele é insensível ao seu cheiro. 6. (...) Se eu me decidir a aceitar, imporei uma condição. O homem branco deve tratar os animais como se fossem seus irmãos. Sou um selvagem e não compreendo que possa ser certo de outra forma. Vi milhares de bisões apodrecendo nas pradarias, abandonados pelo homem branco que os abatia a tiros disparados do trem. Sou um selvagem e não compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais valioso do que um bisão que nós, os índios, matamos apenas para sustentar nossa própria vida. 7. (...) O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, os homens morreriam de solidão espiritual porque tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. Tudo está relacionado entre si. Tudo que fere a terra fere também os filhos da terra. 8. (...) causar dano a Terra é demonstrar desprezo pelo seu criador. 9. (...) Talvez compreenderíamos se conhecêssemos com o que sonha o homem branco, se soubéssemos quais as esperanças que transmite a seus filhos nas longas noites de inverno, quais as visões do futuro que oferece às suas mentes para que possam formar os desejos para o dia de amanhã
Responda:
1-Por que na carta o índio diz que não se pode comprar ou vender o céu ou o calor da terra?
2-Por que o índio diz que o homem branco trata a terra como inimiga?
3-Por que o índio diz que o homem branco rouba a terra de seus filhos?
4-Por que o índio diz que nas cidades não se pode encontrar a paz?
5-Por que o índio diz que o ar é importante para o homem vermelho?
6-Que condição o índio imporia ao homem branco se o aceitasse nas suas terras?
7-Por que o índio diz que tudo que fere a terra também fere os filhos da terra?
8-Que conhecimento o índio diz ter que ter sobre o homem  para entender as razões que o levam a destruir a terra?
                   DESCRITORES: PIP
         D71 - Reconhecer as transformações socioeconômicas brasileiras a partir do processo de industrialização
        D46 - Associar as características das florestas tropicais com a utilização intensiva pela indústria madeireira.
          D47 - Descrever as características do domínio das tundras ou dos desertos.
           D48 - Compreender as conseqüências dos desmatamentos, em larga escala, nos domínios das florestas tropicais.

Observe o mapa abaixo, colora os biomas de acordo com as informações dadas. E responda as questões que seguem:


  (   ) 1-Bioma Amazônia chove muito e o clima é quente. Maior reserva de diversidade biológica do mundo, maior bioma brasileiro, ocupa quase metade do território. A bacia amazônica abriga a maior rede hidrográfica do planeta. 60% da bacia amazônica se encontra no território Brasil ,  ocupa AC, AM, AP, PA e RR, RO,MT,MA,TO.                                                                                                                                                                          
   (   )2-Bioma Mata Atlântica ocupa toda a faixa continental atlântica leste brasileira e se estende para o interior no Sudeste e Sul do País, ocupa - ES, RJ e SC, PR, além de  outras11 da U.F.                                                                                                                                                      
 (   ) 3- Bioma Caatinga É seco, típico do clima semi-árido do sertão nordestino, se estende pelo CE ,BA , PB,PE, PI , RN, AL e SE.                                                                               
 (   ) 4- Bioma Cerrado segundo bioma do Brasil em extensão, que se estende desde o litoral maranhense até o Centro-Oeste, ocupa o DF, GO, MA, MS, MG e TO, além de de outros seis estados.                                                                                                                   (   ) 5-  BiomaPantanal  maior superfície inundável interiorana do mundo                                                                                   
 (   ) 6- Bioma Pampa restrito ao RS, é um conjunto de vegetação de campo em relevo de planície.
1-Identifique  o título do mapa.                                                                                                                   
2-Identifique os biomas no território brasileiro em ordem de extensão.
3-  Estabeleça a relação entre vegetação, clima, hidrografia nas regiões do Equador.
4- Quais são as características do Bioma Amazônico?
5- Qual é o principal Bioma de MG?
6- Qual a principal característica do Bioma de caatinga?
 Leia o texto abaixo e responda as questões abaixo sobre os biomas.
“ O Brasil, não chegou ao século XXI como um dos lugares mais megadiversos do planeta por milagre. Isso aconteceu porque práticas tradicionais compatíveis com o ambiente, adotadas por povos e populações que habitam há muito o território preservaram. Mas o mesmo ser humano que mostra ser possível conviver em harmonia com a natureza, também comanda a destruição e põe em risco, através dos métodos dominantes de produção atual , a possibilidade de melhorar as condições de vida e o futuro do país. Embora a importância da biodiversidade brasileira  seja reconhecida, só 4% do território brasileiro  são áreas protegidas fechadas, enquanto a média mundial é de 5%. E os ambientes estão em constante processo de degradação: nos últimos 2 anos , a Amazônia  teve uma área desmatada de 50mil km²  dos  quais 25% sem nenhuma utilização econômica; do Cerrado, que contém 1/3 da biodiversidade brasileira , restam menos de 5% de fragmentos com possibilidade de sobrevivência, da Mata Atlântica, sobram menos de 8%; na Caatinga, 10% do solo está em processo de desertificação; o Pantanal enfrenta problemas graves; assim como a Zona Costeira ( destruição de mangues, poluição da água, espécies pesqueiras ameaçadas etc); e o Pampa,   sofre com o avanço das monoculturas agrícolas.   O avanço da degradação, além de comprometer a biodiversidade, afeta também as populações  que vivem nesses ambientes. “ALMANAQUE BRASIL SOCIOAMBIENTAL. Brasil. SP:ISA, 2004, p.54-56. 
RESPONDA
1-) Qual a importância da sustentabilidade cultural a partir do respeito  à diversidade de conhecimentos e práticas das populações tradicionais, que vivem nesses ambientes?
2-) O que o ser humano que comanda a destruição  põe em risco?    
3-)Qual e a média mundial e a média brasileira de áreas de biodiversidade protegidas fechadas?                                             
4-) Porque os ambientes estão em constante processo de degradação:                                                                                       
5-) Quanto % ainda resta da Mata atlântica?


 RELACIONE:   

 (1)Bioma Amazônia                                  
(2)Bioma Mata Atlântica    
(3)Bioma Caatinga                                  
(4)Bioma Cerrado                
(5)Bioma Pantanal     
(6)Bioma Pampa              

 (   ) Maior rede hidrográfica(bacia –rio) do planeta
(   ) Bioma definido pela chuva e calor.                                        
(   ) Maior superfície inundável do mundo                                    
 (   ) Tem esse nome por causa do oceano Atlântico.                                  
 (   ) Ocupa AC, AP,AM,PA,RR,RO,MT,MA,TO 
(   ) Maior bioma brasileiro em extensão e ocupa quase metade do território nacional.           
(   ) Maior reserva de diversidade biológica do mundo.     
(   ) É vegetação de campo.     
(   ) Só tem no RS  
(   ) Bioma de MG
(   ) ocupa - ES, RJ, SC, PR
 (   ) É típico do clima semi-árido             
 (   ) Tem cerca de 1/5 do volume de água doce do mundo
(   ) É o bioma mais seco.
(   ) Segundo bioma do Brasil em extensão        
(   ) Fica no sertão nordestino    
 (   ) Só resta 8% dessa vegetação                                                                                                              



  Relacione
   (   )Sustentabilidade        (   )Sociedade sustentável         (   ) Bioma                (   ) Biodiversidade         (  )Ecossistema                                                                     (   )   Sociodiversidade                    (   )  Natureza                                           (   ) Cultura    
(1)------------------------------ocorrerá quando os povos sociais caminharem de forma integrada e solidária na concretização da qualidade de vida com justiça social, construindo relações mais saudáveis  com o meio ambiente, pautadas,  não só pela perspectiva de exploração de riquezas, mas pela responsabilidade em relação à sua conservação.
( 2)---------------------------- é a dimensão humana constituída por componentes sociais, simbólicos e materiais. È, inovadora de valores, comportamentos, técnicas de intervenção na natureza. Refere-se a novas formas de ver e viver no planeta. É representada por práticas, valores, hábitos de uma dada sociedade.
(3) ----------------------------está presente em todas as paisagens da Terra. Um mundo de significados e formas  transforma a natureza em cultura, atribuindo-lhe sentidos diversos.
(4) -----------------------------: Expressa a diversidade cultural, lingüística, étnica  de uma sociedade ou país em suas regiões plurais e contraditórias
(5)-----------------------------: Garantia  da continuidade  de um processo de desenvolvimento sustentável  na perspectiva da preservação ambiental e justiça social.                                                                                                                                                     
(6)---------------------------: É a comunidade  total de organismos, num ambiente físico -químico no qual vivem.. Esta composto por seres vivos  e pelo meio físico.                                                                                                                                     
(7) ----------------------------: Corresponde ao conjunto de fauna e flora  de uma região.                                                             
(8)---------------------------: Formam grandes conjuntos  que procuram classificar e ordenar o sistema vida existentes na biosfera.
 5 1  8   3  7  2  6  4 





 POPULAÇÕES TRADICIONAIS
Populações tradicionais  são aqueles povos que, vivendo em áreas periféricas à nossa sociedade, em situação de relativo isolamento, construíram formas de se relacionar entre si e com os seres e coisas da natureza muito diferentes das formas vigentes na nossa sociedade, preservando o meio ambiente e usando – o de modo sustentável..
POPULAÇÕES TRADICIONAIS
Babaçueiros - Extrativistas que têm como base da subsistência a exploração do babaçu (palmeira do Norte do Brasil)
Caboclos - Mestiços de negros e índios que vivem em comunidades rurais.
Caiçaras - Mestiços de índios e portugueses, são pescadores tradicionais da faixa litorânea brasileira (SP, RJ, PR).
Caipiras - Comunidades rurais formadas por pessoas que trabalham na roça.
Quebradeiras de Coco - Mulheres extrativistas do MA, TO, PA e PI que coletam e quebram o coco da palmeira de babaçu, utilizado para a produção de óleo e sabonete de coco.
Quilombolas - Comunidades rurais negras, formadas por ex-escravos remanescentes dos quilombos.
 Ribeirinhos - Moram na beira de rios ou em regiões de várzea (áreas de floresta que são periodicamente alagadas)e praticam atividades de coleta, caça, pesca e alguma agricultura. São conhecidos também como varzeiros
Seringueiros – Vivem da extração do látex, matéria prima da borracha. Atuam nas chamadas Reservas Extrativistas (Resex). Sua luta tornou-se conhecida pela atuação de seus maiores líderes, Chico Mendes, assassinado em 1988.
RESPONDA:
1-Quais são as principais populações tradicionais do Brasil?
2- O que são populações tradicionais?
3-Relacione o povo a sua principal atividade ou característica física
 (1) Babaçueiros
(2) Caboclos 
(3) Caiçaras 
(4) Caipiras 
(5) Quebradeiras de Coco 
(6) Quilombolas 
(7) Ribeirinhos 
 (8) Seringueiros 
(   )  Extraem o látex
(   ) ex-escravos remanescentes dos quilombos.
(   ) Extrativistas do babaçu
(   ) Mestiços de negros e índios
(   ) Moram na beira de rios ou várzea, praticam coleta, caça, pesca.
(   ) Mulheres  que quebram o coco  para fazer  sabonete e óleo.
(   ) pescadores  do litorânea de SP, RJ e PR.
(   ) trabalham na roça.

Eixo Temático II  Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- Culturais
Complementar:VII. Sistemas técnicos   OP- 13  RA-11 O túnel do tempo: os sistemas técnicos mudando a vida das pessoas

Relacione
(1) conjunto de coisas naturais                                   
(   )montanhas, rios, lagos, vales, planícies, florestas, campos
(2)espaço geográfico                                                    
 (   )pontes, viadutos, automóveis, caminhões, aviões, fábricas, tecnopólos, fazendas modernas, portos, estradas de rodagem, estradas de ferro, aeroportos, cidades,
(3) elementos que compõem o mundo da tecnologia atual
(   ) telefone celular, notebook, clonagem, transgênicos. etc
O que ensinar
• Noções e conceitos básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades
• Os processos contemporâneos que resultam em profundas mudanças no conteúdo técnico do espaço geográfico.
• Identificar em imagens os processos contemporâneos que resultam em profundas mudanças no conteúdo técnico do espaço geográfico
Relacione
(1) conjunto de coisas naturais                                   
(   )montanhas, rios, lagos, vales, planícies, florestas, campos 
(2)espaço geográfico                                                    
 (   )pontes, viadutos, automóveis, caminhões, aviões, fábricas, tecnopólos, fazendas modernas, portos, estradas de rodagem, estradas de ferro, aeroportos, cidades,
(3) elementos que compõem o mundo da tecnologia atual
(   ) telefone celular, notebook, clonagem, transgênicos. etc
PRODUÇÃO DO ESPAÇO, SISTEMAS TÉCNICOS E DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO
Como a produção do espaço resulta do trabalho social que se funda no sistema técnico imperante em cada fase da história, o conjunto das tarefas executadas pela sociedade é o sistema técnico e  reflete a correlação entre espaço produzido e as técnicas disponíveis em determinada época, também chamada de ciclo. O Brasil nasceu na região do nordeste atual, do litoral (com a cana) ao interior ou o amplo sertão nordestino, com a pecuária. Neste, sucederam vários sistemas técnicos pecuária, cotonicultura, extrativismo, indústria, agroindústria, agronegócio e turismo. Cada um transforma o espaço de uma forma.
RESPONDA:
1-O que muda o espaço?
2- O que é sistema técnico?
3- Onde “nasceu” o Brasil?
5- Que sistemas técnicos imperam na produção do espaço hoje?
6- Observe as imagens abaixo (que mostra os sistemas técnicos do Brasil)e diga em que você acha que mudou a relação do homem com o trabalho, o meio ambiente e as relações humanas?
4- Qual foi o primeiro sistema técnico usado no Brasil que modificou o espaço?


  

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog