sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tópico 6: Redes e circulação


Diversos lugares da superfície da Terra estão conectados às redes técnicas que são o suporte das comunicações e dos transportes. Elas ultrapassam as fronteiras, reduzem as distâncias e transformam os cotidianos culturais em todo o planeta.
No mundo contemporâneo os fluxos ou redes revolucionam os meios de transporte e comunicação intensificando o comércio internacional, ampliando a velocidade das informações e promovendo as interações entre culturas, povos, cidades, países. Todos usufruem das modernidades vistas nas imagens de TV, dos jogos, sites, blogs, do mundo informatizado? “Os hábitos, costumes, tradições foram plugados”. A tecnologia das comunicações vai desde o telégrafo aos satélites artificiais. Nos transporte vai desde os lentos navios ao trem bala e aviões supersônicos.  O desequilíbrio ambiental é o resultado da produção e consumo desenfreados. O uso e consumo das redes técnicas geram a exclusão. Na rede de informação planetária o conhecimento científico que gera a sociedade da informação atinge em escala global, os sujeitos capazes de navegar em infovias, sabendo selecionar, ordenar e interpretar a complexidade de dados que circulam no espaço cibernético mundial ou infoespaço. A constituição do meio técnico-científico-informacional vem renovando a infra-estrutura de irrigação, barragens, portos, aeroportos, hidrovias, rodovias, ferrovias, refinarias, dutos e as telecomunicações no território, em escala local, nacional e global. Essa materialidade confere poder ao espaço e precisa ser compreendido, na sua distribuição desigual dos fluxos de pessoas, produtos, renda e domínio das técnicas no espaço geográfico, impondo a necessidade de construção de um mundo mais solidário e participativo. No cotidiano do espaço de vivência as infovias e o transporte são usados significativamente em projetos individuais em detrimento do uso coletivo que geraria a cidadania digital e a inclusão no trânsito. É preciso um uso/consumo ético e sustentável dos equipamentos que dão suporte à modernização do território.  O espaço social alcançou grandes avanços técnicos-científicos na saúde, na educação, no transporte, etc. mas, parte significativa da população permanecem excluídos desses avanço.
ATIVIDADES
1- O que são redes técnicas?
2- Por que se diz que no mundo atual as redes revolucionam os meios de transporte e comunicação?
3- Qual é o resultado da produção e do consumo desenfreados?
4- Por que o uso das redes pode gerar exclusão?
5- Coloque V ou F:
(   ) As redes técnicas que são o suporte das comunicações e dos transportes
(   ) As redes ultrapassam as fronteiras, reduzem as distâncias e transformam os cotidianos culturais em todo o planeta
(   ) As redes revolucionam os transporte e comunicação intensificando o comércio internacional, ampliando a velocidade das informações e promovendo as interações entre culturas, povos, cidades, países
(   ) A tecnologia das comunicações vai desde o telégrafo aos satélites artificiais. Nos transporte vai desde os lentos navios ao trem bala
(   ) A constituição do meio técnico-científico-informacional renova a infra-estrutura de irrigação, barragens, portos, aeroportos, hidrovias, rodovias, ferrovias, refinarias, dutos e as telecomunicações no território.
(   ) O uso das redes confere poder ao espaço e sua distribuição desigual gera exclusão. 
(   ) Por causa das redes o espaço social alcançou grandes avanços técnicos-científicos na saúde, na educação, no transporte, etc.
6- Encontre no diagrama 22 palavras chave do tópico:
 REDES E CIRCULAÇÃO.
I
N
F
O
R
M
A
Ç
A
O
B
V
I
N
N
C
C
C
S
D
R
C
R
S
V
F
F
N
N
C
O
I
D
O
I
E
U
F
I
B
D
R
F
B
O
N
E
C
N
S
D
L
C
T
L
Q
O
O
V
M
E
N
D
S
T
U
T
V
E
O
A
N
V
C
U
C
T
C
U
A
Z
U
C
B
G
S
T
I
X
N
T
I
D
M
N
D
R
V
H
B
A
E
A
C
I
A
F
C
O
C
E
A
C
B
B
S
I
S
X
C
D
I
D
S
I
D
R
V
N
N
D
R
X
P
A
O
C
D
D
A
C
F
G
L
O
B
A
L
L
Ç
M
O
D
E
R
N
I
D
A
D
E
S
G
U
A
D
X
C
X
C
F
L
U
X
O
D
F
G
G
O
V
C
I
N
F
O
E
S
P
A
Ç
O
F
A
F
T
R
A
N
S
P
O
R
T
E
X
C
G
D
D
Z
X
C
Z
X
C
D
I
G
I
T
A
L
O
F
T
E
C
N
I
C
A
D
F
X
C
V
C
S
D

7- Escolha três palavras e forme frases de acordo com o contexto acima.

O PAPEL DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES
.Permitem a mobilidade da população (casa / trabalho, viagens de negócios, turismo);
.Facilitam  o desenvolvimento do comércio e das atividades produtivas,  .Permitem a difusão de ideias, de culturas e de técnicas;
.Estruturam o espaço urbano (cidades que crescem, serviços, comércio, industriais. etc.
 .Promovem a troca de produtos, bens, pessoas, informação (interação espacial) entre as diversas regiões.
.Promovem as atividades econômicas e sociais, permitindo a implantação da indústria, o alargamento dos mercados e o aumento da produção
.Geram uma multiplicidade de serviços e de comércio;  .Criam emprego;   .Facilitam a divisão internacional do trabalho;
 .Permitem uma melhor e mais rápida distribuição de bens (produtos, equipamentos e matérias-primas) e serviços.
.Facilitam o intercâmbio de técnicas e constituem um fator de aproximação de povos e culturas;
.Quebram o isolamento das regiões desfavorecidas;





Brasil,  conectado na rede.
Interatividade, conectividade, multimídias, ambientes de aprendizagem, redes, virtual, endereço eletrônico,  plugado,  esses são alguns dos novos termos da era digital. E o Brasil ocupa posição de destaque na rede mundial de internet, líder entre os países em desenvolvimento. Em 2004, o Brasil já possuía 3,1 milhões de computadores ligados à rede, o que o colocava como o oitavo país no mundo, terceiro nas Américas e primeiro na América Latina. Somávamos mais que o dobro do número de computadores conectados no México (1,3 milhões), segundo país do continente a entrar na lista. À frente do Brasil estavam Estados Unidos, Japão, Itália, Reino Unido, Alemanha, Holanda e Canadá, nessa ordem.  As redes sociais invadiram o mundo. Não existe país que não esteja inserido ou conectado, mesmo nos rincões de África, os países estão conectados, buscando suas liberdades, vejam os casos do norte de África e suas novas revoluções. Sem contar os trabalhos de compartilhamento e educação em Angola e Moçambique. Mas mesmo com os grandes números de acessos à internet no mundo, o Brasil mostra que com as redes sociais uma nova vida e mobilização se transforma. Mais de 2 bilhões de cidadãos possuem acesso à internet no mundo, sendo que mais de 600 milhões utilizam o Facebook, e mais de 160 milhões publicam no Twitter. No Brasil já são mais de 40% da população conectados à internet. O mais interessante é que somos o país mais ativo nas redes sociais, com isso faz com que a língua portuguesa seja uma das línguas mais faladas / escritas da internet. Existe até um termo na rede para mostrar o potencial do Brasil nas redes sociais e na internet, o chamado Brazilian Internet Phenomenom que mostra todos os valores da cultura brasileira. Hoje nas estratégias de marketing de qualquer empres, as redes sociais são focos de ações de vendas e relacionamento com clientes. Pode-se falar que o Brasil é um dos países mais conectados do mundo, principalmente no sentido de compartilhar e produzir informação para as redes sociais. Assim o processo de comunicação no Brasil demonstra que o mesmo está cada vez mais conectado com o mundo, mais globalizado e principalmente mais aberto. A interatividade das redes presta um serviço chamado de “serviços inteligentes” que é solução de negócios sociais para as empresas e uma forma da agregar valor real. O que permite responder às mudanças no comportamento do consumidor, e comercializar produtos e serviços de forma adequada ao mercado atual. Ela também oferece às pessoas a oportunidade de se comunicar e colaborar da mesma maneira na esfera profissional como em suas vidas privadas. Esse tipo contato com o cliente ajuda as empresas a garantir uma abordagem segura e consistente da gestão da informação, reduzindo custos e crescendo o seu negócio, os clientes também podem fazer economias significativas de custos.
Responda:
1- Cite os termos da era digital que aparecem no texto.
2- Qual é a colocação do Brasil entre os países conectados  á rede?
3- Que países que tem mais pessoas conectadas ás redes?
4- O que significa a expressão “As redes sociais invadiram o mundo”?
5- Em que as redes sociais influenciaram a África no ultimo ano?
6- De acordo com o texto, que rede social é a mais utilizada no mundo?
7- O que o texto diz sobre a participação dos brasileiros nas redes sociais?
8- Em que as redes sociais são importantes para as empresas?
9- Por que o uso das redes é chamado de serviço inteligente?
10) Coloque V ou F:
(    ) Os EUA são o país com mais pessoas conectadas.
(   ) O Twitter é uma rede social de pouca representação.
(   ) Dos países em desenvolvimento, o Brasil é o que mais tem pessoas conectadas á rede.
(   ) O continente africano está totalmente excluído da era digital.
(   )  As redes sociais ajudaram a derrubar líderes ditadores que a muito tempo estavam no poder em países do norte da África.  
 (   ) A rapidez com que os negócios são realizados pela internet aumentam os lucros das empresas.






Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog