domingo, 18 de outubro de 2009

Matéria para ser lecionada no 1º ano do Ensino Médio.--3º e 4º bimestres.


1º BIMESTRE- 1º ANO GEOGRAFIA EM.

EIXO TEMÁTICO I TEMA 1 : O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEO: A CIDADE, A METRÓPOLE, O TRABALHO, O LAZER E A CULTURA
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DO URBANO

TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO-- OP1/ RA2
. Relacionar crescimento urbano e mudanças na vida das cidades.
. Interpretar as práticas socioespaciais no processo de urbanização contemporâneo (Turismo, o lazer e a cultura).
O que ensinar
• O desdobramento das cidades e suas periferias, o ritmo da urbanização, a evolução dos modos de vida colocando de certa forma em questão o modelo de urbanidade que constitui a “cidade européia”
• O crescimento, a explosão da mobilidade espacial e o crescimento da economia informal diante dos desafios dos avanços tecnológicos em modelos de políticas excludentes
• Os diferentes tipos de transporte e as novas tecnologias no âmbito de um desenvolvimento sustentável das cidades
• O avanço das comunicações, das redes, e o espaço virtual com o teletrabalho.
• A cidade educativa
•A cidade digital: novos signos e novas espacialidades
Conceituar:.  - cidades – periferias – urbanização - evolução dos modos de vida -explosão demográfica -  mobilidade espacial - economia informal - avanços tecnológicos - políticas excludentes-tipos de transporte - desenvolvimento sustentável -Comunicações-  redes - espaço virtual.
Descritores:
D7 - Associar as áreas urbanas e industriais no Brasil e no mundo, localizando-as no planisfério.
D8 - Indicar as características do modo de vida da sociedade urbano-industrial


TÓPICO -2. CIDADE E METRÓPOLE---OP2/ RA1
.Identificar os fenômenos urbanos relacionados à metropolização.
.Explicar a distribuição, localização e freqüência das atividades que evidenciam “vida 24 horas”, tais como serviços de saúde, “deliverys”, hipermercados.
. Reconhecer contradições expressas nas espacialidades urbanas, tais como: acampamentos, sem-teto, centros de reciclagem, “shoppings” populares, aglomerados.
O que ensinar
• Os fenômenos urbanos, sua distribuição e freqüência em diferentes escalas
•As conferências mundiais sobre as cidades: os assentamentos e as habitações subnormais
• Os fenômenos urbanos relacionados à globalização e questões que envolvem os blocos regionais no tocante às cidades: as cidades globais ou mundiais.
• Desenvolvimento local e desenvolvimento regional: interações, redes.
• Identidades locais, o mundo cultural que dá vida própria à cidade e localiza outras partes do mundo no espaço de algumas metrópoles, como os guetos
• A incorporação de tecnologias nos cotidianos urbanos e a necessidade de novas qualificações para a inclusão social
• Os fenômenos de não trabalho na mudança do mundo do trabalho: os diferentes tempos urbanos
Conceituar: Fenômenos urbanos relacionados à globalização- Cidade global-  “Função de produção cultural”-Metrópole – urbanização- Cidade- Cultura- Turismo – sem teto - serviços - comércio – indústria - economia informal -  políticas urbanas - - vida 24 horas nos cotidianos urbanos – metrópoles (trabalho, lazer, fluxos, segurança)-
Descritores:
D11 - Explicar o desemprego estrutural como decorrência do desenvolvimento da sociedade urbano-industrial.
D12 - Analisar as origens da economia informal na sociedade urbano-industrial, com o auxílio de textos.
D14 - Analisar e comparar as principais políticas demográficas contemporâneas.
D15 - Comparar pirâmides etárias típicas de países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

TÓPICO -3. TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE—OP4/ RA4
. Compreender as mudanças nas relações de trabalho na cidade.
. Relacionar o índice de emprego e desemprego às mudanças estruturais, em processo, no mundo do trabalho.
. Relacionar o crescimento da economia informal com o surgimento de novas territorialidades, como a dos camelôs, e espacialidades, como os shoppings populares.
O que ensinar
• A base territorial de poder dos serviços, comércio e indústria:as empresas e seu alcance político e econômico
• O crescimento da economia informal: os desafios para as políticas urbanas
• A vida 24 horas nos cotidianos urbanos de grandes metrópoles: trabalho, lazer, fluxos, segurança
Conceituar  -  Território- Territorialidade- Desterritorializados- Resterritorializados - Territórios fora da lei(territórios das drogas, da prostituição, das máfias.
Descritores:
D55 - Analisar, através de mapas, as áreas de conflitos de terras no Brasil, da década de 70 até os dias atuais.
D56 - Caracterizar o movimento dos trabalhadores rurais sem terra – MST – no contexto da luta pela terra e reforma agrária no país.
D57 - Analisar a estrutura fundiária brasileira e a violência no campo.

TÓPICO - 4. REDES E REGIÃO---OP3/ RA3
. Reconhecer na hierarquia urbana as funções e centralidades das redes.
. Reconhecer as relações das metrópoles com as cidades globais como poderosos entroncamentos de múltiplas redes, tais como, o mercado financeiro e as telecomunicações.
O que ensinar
As cidades globais na rede urbana: os entroncamentos, os nós, os fluxos e a possibilidade de circulação de informações, pessoas, capital e mercadorias.
• As redes de capital: a centralização de serviços e de atividades culturais
• O crescimento desordenado e a cidade ilegal
• A hierarquia de funções na rede urbana contemporânea, ou a centralização do poder financeiro
• As cidades digitais e o ciberespaço; uma rede em construção
Conceituar:  cidades globais - rede urbana (entroncamentos, nós, fluxos) - circulação de informações, pessoas, capital e mercadorias -redes de capital - centralização de serviços e de atividades culturais - crescimento desordenado - a cidade ilegal - centralização do poder financeiro - cidades digitais –ciberespaço.
Descritores:
D47 - Analisar o impacto ambiental nos ambientes litorâneos provocado pela expansão urbano-industrial, utilizando-se de textos da legislação atual e de artigos de jornal.
D48 - Estabelecer correlações entre a monocultura (cana de açúcar, soja, laranja, ou café) as relações de trabalho e a migração campo-cidade
D49 - Relacionar a posição do Brasil na produção mundial dos principais minérios, de acordo com tabelas e gráficos.
D50 - Analisar, através de gráficos, tabelas e mapas, a evolução da balança comercial brasileira ao longo do tempo.
D51 - Relacionar dados da modernização da agropecuária nas diversas regiões brasileiras com um mapa que represente estas áreas.
D52 - Compreender a circulação de mercadorias através da rede rodoviária, ferroviária, hidroviária ou aeroviária, utilizando-se de mapas e textos.


   

2º BIMESTRE- 1º ANO GEOGRAFIA EM.
EIXO TEMÁTICO II TEMA 2 : AS NOVAS TERRITORIALIDADES NO CAMPO
AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO RURAL

TÓPICO -5. ESPACIALIDADE RURAL—OP5/ RA7
. Reconhecer os fenômenos espaciais que evidenciam as transformações no mundo rural.
. Interpretar textos, mapas, gráficos, imagens, charges e tabelas como formas de representação dos fenômenos espaciais que expressam as transformações da vida no campo.
O que ensinar
• os movimentos sociais contextualizados no meio rural
• as relações de dependência do produtor à agroindústria
• o agroturismo como alternativa para utilização do espaço
• a pluriatividade, cujos produtores deixam de ser trabalhadores agrícolas especializados para se transformarem em trabalhadores que reúnem formas de ocupação em diferentes ramos de atividades – agrícolas e não-agrícolas
Conceituar  - movimentos sociais - meio rural –agroindústria -agroturismo -  pluriatividade - atividades – agrícolas e não-agrícolas no campo.
Descritores:
D1 - Diferenciar, conceitualmente, paisagem e espaço geográfico.
D2 - Inferir, observando paisagens, relações de trabalho e relações políticas.
D44 - Concluir, através de análises de tabelas e gráficos, como o uso indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes químicos e máquinas agrícolas trazem dependências na relação campo-cidade e degradação do meio ambiente.
D45 - Relacionar o Sertão nordestino e a indústria da seca.
D46 - Analisar, através de tabelas, gráficos e mapas, a expansão da agricultura moderna no cerrado brasileiro.

TÓPICO -6. PRODUÇÃO E TECNOLOGIA NO CAMPO—OP7 / RA5
. Compreender a organização da produção agropecuária sob a ótica da tradição, da modernidade e da sustentabilidade ambiental.
. Avaliar as transformações no mundo rural brasileiro a partir do crescimento do agronegócio.
. Criticar os impasses na Organização Mundial do Comércio (OMC) no que diz respeito à inserção de agroprodutos dos países emergentes no mercado dos países ricos.
. Analisar a participação das multinacionais no campo e seu papel nas exportações brasileiras.
O que ensinar
• As etapas de desenvolvimento da agricultura: do padrão agrário latifúndio-minifúndio para o padrão agrário indústria-agricultura
• As alterações dos fatores de produção agrícola: de terra, capital e trabalho para ciência, tecnologia e informação
• O padrão agrário moderno e suas implicações socioespaciais
• Os indicadores de modernização, incluindo a mecanização, fertilizantes, adubos químicos, força de trabalho
• O complexo agroindustrial configurado no chamado agronegócio, responsável por grande parte das exportações brasileiras
• A agroindustrialização, permitindo a financeirização do capital no campo
Conceituar  -  desenvolvimento da agricultura -  padrão agrário - latifúndio-minifúndio –
indústria-agricultura - produção agrícola: de terra, capital e trabalho para ciência -  produção agrícola tecnologia e informação - mecanização, fertilizantes, adubos químicos, força de trabalho - agroindustrial – agronegócio - exportações brasileiras

TÓPICO -7. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CAMPO--- OP6 / RA6
. Compreender a re-apropriação da Natureza na perspectiva de valores relacionados à diversidade biológica, heterogeneidade cultural, pluralidade política e democracia participativa.
. Reconhecer a região do cerrado brasileiro como espaço de produção, decorrente da implantação das novas tecnologias, avaliando seus impactos ambientais na ótica da sustentabilidade.
. Identificar na agricultura familiar o uso de técnicas agroecológicas, a produção de alimentos orgânicos e a organização em cooperativas.
O que ensinar
• relação entre a biodiversidade e a modernização agrícola: a destruição das matas altera os microclimas e o regime de chuvas e os pássaros e os animais ameaçados de extinção
• impacto nos solos resultante da modernização: - compactação (equipamentos pesados agridem a estrutura física dos solos), aceleração dos processos erosivos, semi-aridez, desertificação, irrigação intensiva provocando a salinização, comprometendo o futuro da atividade agrícola
• impacto nas águas: contaminação das águas superficiais e subterrâneas por resíduos de produtos químicos, causando mortandades coletivas de peixes, resultante dos dejetos industriais expelidos pela agroindústria, dos resíduos de agrotóxicos, cujas águas do subsolo estão sendo poluídas por resíduos de adubos químicos
• o descontrole das pragas e doenças, associado às condições do solo e seu manejo e ao uso de agrotóxicos: o aumento no desequilíbrio do ecossistema cria uma dependência pelo produto químico, a perda da qualidade biológica dos alimentos e suas conseqüências na saúde humana
• a contaminação dos alimentos e do homem por resíduos de agrotóxicos, tornando o consumo de certos produtos arriscado para a saúde humana
• efeitos globais resultantes de desmatamento, poluição das águas, degradação dos solos (mudanças climáticas)
• as queimadas, além de matarem a população de inimigos naturais e de prejudicarem a vida microbiana e destruírem a matéria orgânica do solo, agravam o acúmulo de gás carbônico na atmosfera, que, por sua vez, influencia na radiação solar e na temperatura da terra
• as conseqüências de assimilação de um modelo importado: a Revolução Verde
• a modernização da agricultura expressando a penetração do capital no campo: a indústria que produz para a agricultura (máquinas e implementos agrícolas, agrotóxicos, sementes selecionadas)
Conceituar:   biodiversidade - modernização agrícola - destruição das matas - microclimas - regime de chuvas - animais ameaçados de extinção -  impacto nos solos - aceleração dos processos erosivos - semi-aridez, desertificação, irrigação intensiva - salinização - contaminação das águas superficiais e subterrâneas - mortandades coletivas de peixes - dejetos industriais - a contaminação dos alimentos – desmatamento - mudanças climáticas –agrotóxicos.
Descritores:
D13 - Analisar os impactos ambientais (lixo, inversão térmica, ilhas de calor, poluição do ar) nos grandes centros urbanos.

   
3º BIMESTRE- 1º ANO GEOGRAFIA EM.

EIXO TEMÁTICO III TEMA 3 : A RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA EM QUESTÃO
MUTAÇÕES NO MUNDO NATURAL

TÓPICO -8. FONTES DE ENERGIA--- OP9/ RA10
. Compreender os impasses da sociedade contemporânea sob a ótica da produção e do consumo de energia.
. Comparar dados de mapas temáticos, gráficos, imagens, textos e tabelas sobre a atual matriz energética da sociedade industrial (hidrocarbonetos e gás natural, biomassa, carvão mineral, álcool etílico, nuclear, hidráulica, eólica, solar, geotérmica), segundo os parâmetros da sustentabilidade ambiental.
. Localizar a distribuição do uso de tecnologias energéticas limpas (solar, eólica e geotérmica) e de tecnologias alternativas (álcool etílico, biomassa, nuclear,  biodiesel), avaliando os impactos ambientais gerados pelas tecnologias alternativas.
. Compreender a geopolítica do petróleo e do gás natural no contexto contemporâneo.
. Explicar a geopolítica do petróleo contextualizando-a no atual cenário de distribuição espacial, produção, consumo, comércio e reservas.
. Explicar a geopolítica do gás natural na América do Sul, no atual cenário de distribuição espacial, reservas, produção, consumo e comércio.
O que ensinar
• A atual matriz energética da sociedade industrial nos mapas temáticos, comparação de dados
• A geopolítica do petróleo, contextualizando-a ao futuro da energia dos hidrocabonetos no atual cenário de produção, consumo, poluição e reservas
• A nova geração de tecnologias energéticas do século XXI, suas vantagens e desvantagens
Conceituar :  novas fontes de energia – sociedade industrial – tecnologias energéticas – energias limpas – energia renovável e não renovável.

TÓPICO -9. ORDEM AMBIENTAL INTERNACIONAL---OP10 /RA11
. Reconhecer na sociedade global instrumentos de políticas ambientais.
. Confrontar as políticas públicas a respeito das fontes energéticas com o compromisso do governo brasileiro frente aos acordos firmados nas rodadas de negociações da Ordem Ambiental Internacional.
. Problematizar o renascimento do uso da energia nuclear como alternativa de contenção de emissões de gases de efeito estufa.
. Avaliar o uso, o consumo e a geopolítica da água e as políticas ambientais a ela relacionadas.
O que ensinar
- A mudança de matriz energética e o programa do "Sequestro do Carbono" com as proposições acordadas no Protocolo de Kyoto (1997), posicionando-se frente ao proposto
- O significado do programa "Seqüestro do Carbono" proposto pelo Protocolo de Kyoto, avaliando o desenvolvimento desses programas no território brasileiro
- As políticas públicas em nível nacional e internacional, seus acordos e controles de gestão ambiental para o resguardo do patrimônio ambiental do planeta
Conceituar  matriz energética – seqüestro de carbono – Protocolo de Kyoto – CNUMAD – Ordem Ambiental Internacional – políticas ambientais – energia nuclear – fontes de energia – política da água - 

TÓPICO -10. AQUECIMENTO GLOBAL /OP-----RA8
. Explicar os desdobramentos da matriz energética da sociedade industrial, considerando seus impactos sobre o aquecimento global.
. Avaliar as mudanças climáticas a partir do aquecimento global.
. Compreender a polêmica que envolve os problemas de natureza socioambiental e econômica em torno da matriz energética da sociedade industrial versus aquecimento global.
O que ensinar
• Paisagens que evidenciam a dinâmica terrestre e seu uso como atratividade das áreas turísticas.
Impactos do vulcanismo em regiões da terra.
Os tornados, furacões e suas conseqüências.
• Causas e efeitos dos fenômenos El Niño e La Niña e sua relação com as mudanças climáticas globais.
• Impactos do aquecimento global na dinâmica terrestre
• Mecanismo da formação de ilhas de calor, da chuva ácida e do efeito estufa
• Aumento de concentração na atmosfera do dióxido de carbono (CO2) proveniente da queima de combustíveis fósseis e de outros gases de efeito estufa emitidos por atividades humanas.
• Problemas de natureza social, natural e econômica, do local ao global, que o envolvem a mudança climática a partir do aquecimento global;
• Postura dos países que não assinaram o Protocolo de Kyoto.
Conceituar :  aquecimento global -  Protocolo de Kyoto - El Niño e La Niña – combustíveis fósseis – mudanças climáticas – vulcanismo – furacão – chuva ácida – efeito estufa – atividade antrópica -
Descritores:
D87 - Analisar as conseqüências da diminuição da camada de ozônio para a vida na Terra.
D88 - Analisar as razões do crescimento do movimento ambientalista no mundo, com base em artigos de jornais e revistas.
D89 - Avaliar, através de textos, gráficos e tabelas, a importância dos recursos hídricos para a vida dos seres humanos
D90 - Compreender as transformações ambientais decorrentes do efeito estufa.
D91 - Relacionar as práticas turísticas em diferentes áreas do globo com as características ambientais dos lugares.

TÓPICO -11. DOMÍNIOS DE NATUREZA NO BRASIL---OP8 / RA9
. Reconhecer os domínios de natureza que compõem o território brasileiro, avaliando a interferência humana na exploração de seus recursos.
. Avaliar os domínios da Caatinga e do Cerrado sob a ótica da originalidade climática, hidrológica e pedológica, relacionando as possibilidades e os limites de seu uso pela agricultura.
. Interpretar textos, mapas, gráficos e tabelas que tratam da indústria extrativa mineral brasileira, segundo sua localização, empresas, reservas e contribuição no PIB.
 O que ensinar
• Os domínios de natureza que compõem o território brasileiro avaliando a interferência humana nos grandes domínios florestais do país;
• Os domínios da caatinga e do cerrado sob a ótica da originalidade climática, hidrológica e pedológica e sua relação com as possibilidades e os limites de seu uso pela agricultura;
• Os domínios de natureza do Brasil Meridional e o condicionante climático e geológico.
Conceituar:   Caatinga -  Cerrado – floresta – campo - indústria extrativa – extração mineral -
Descritores:
D84 - Comparar os principais usos e formas de ocupação dos diversos domínios naturais e suas implicações socioambientais.
D82 - Comparar as classificações climáticas.
D79 - Compreender o processo de formação do solo e sua degradação.
D80 - Explicar a circulação geral da atmosfera relacionando-a com a pluviosidade, tipos climáticos e com a movimentação das massas de ar.
D81 - Relacionar as estações do ano com o movimento de translação e inclinação do eixo da Terra.
D76 - Compreender a Teoria das Placas Tectônicas e suas implicações, observando
esquemas gráficos e através de mapas.
D77 - Relacionar a estrutura geológica e as riquezas minerais.
D39 - Associar o mapa hipsométrico, o mapa das bacias hidrográficas e o potencial energético dos rios brasileiros. D40 - Comparar as classificações do relevo brasileiro, segundo os geógrafos Aroldo de Azevedo, Aziz Ab‘Saber e Jurandyr Ross
D41 - Correlacionar as reservas minerais do país com a estrutura geológica.
D42 - Descrever um perfil de vegetação da floresta amazônica, da Mata Atlântica, do Cerrado, Caatinga e Araucária.
D43 - Localizar no mapa do Brasil a área de domínio da Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Campos e Mata dos Pinhais.


4º BIMESTRE- 1º ANO GEOGRAFIA EM.

EIXO TEMÁTICO IV TEMA 4: AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL: OS TERRITÓRIOS NAS NOVAS REGIONALIZAÇÕES
OS CENÁRIOS DA GLOBALIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO

TÓPICO -12. GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO---OP11/ RA12
. Compreender a produção do espaço na tensão da globalização e da fragmentação.
. Reconhecer as novas ordens e desordens política, econômica e cultural decorrentes das relações de poder em diferentes formas de regionalização do espaço mundial, tais como: blocos econômicos; aglomerados de exclusão asiático, africano, latino-americano; territórios múltiplos do terrorismo e do genocídio.
. Interpretar na mídia impressa, visual e digital as representações das novas regionalizações do espaço na fragmentação, tais como conflitos e migrações.
O que ensinar
• A migração e as novas territorializações multiculturais na espacialidade das metrópoles
• A ciranda financeira e o processo de inclusão e exclusão de países emergentes
• O conflito das identidades regionais e os novos destinos geográficos
• A resistência islâmica, hinduísta, budista, cristã ortodoxa no processo de globalização e fragmentação
• A singularidade e identidade cultural dos povos que habitam a região equatorial
• Das resistências culturais indígenas latino-americanas às aborígenes australianas
• O IDH e as regionalizações da desigualdade no planeta
Conceituar: globalização – fragmentação – ordem e desordem política, econômica e cultural – blocos econômicos – aglomerados de exclusão (África subsaariana, América Latina etc.) – terrorismo – genocídio – migrações – conflitos atuais – países emergentes – IDH – aborígenes – religiões.  
Descritores: 
D17 - Analisar os principais deslocamentos populacionais no mundo.
D18 - Analisar as principais teorias racistas (apartheid, anti-semismo e o neonazismo),com o auxílio de textos.
D19 - Avaliar a questão racial no Brasil, com o auxílio de textos e dados socioeconômicos da população negra ou indígena.
D20 - Explicar os principais conflitos étnicos e religiosos do mundo atual.
D34 - Analisar historicamente a formação dos Blocos Econômicos como a União Européia, NAFTA, o MERCOSUL e dos Tigres Asiáticos (Nic’s).
D35 - Explicar o funcionamento da União Européia, do NAFTA e do MERCOSUL
3.4 A dinâmica da população e os movimentos migratórios
D53 - Descrever as migrações populacionais e classificá-las em relação aos espaços e seus deslocamentos ao longo do tempo.
D54 - Analisar as migrações internacionais e internas e seus fluxos no espaço brasileiro.

TÓPICO -13. COMÉRCIO INTERNACIONAL---OP13/ RA14 e 15
. Compreender a organização do capital no espaço da produção global.
. Interpretar a expansão econômica da China no comércio mundial, analisando sua produção no ranking do capitalismo global.
. Explicar o mecanismo de inclusão e exclusão de territórios industriais na nova dinâmica do capitalismo informacional e global.
. Indicar a interdependência entre governos, empresas, trabalho no espaço da produção, segundo as fronteiras flexíveis da globalização.
 O que ensinar
• O papel das Zonas de Econômicas Especiais (ZEEs) e os rumos da abertura econômica da China no comércio mundial
• A Organização Mundial do Comércio – OMC e o papel dos países emergentes, dentre eles, o Brasil
• O Brasil e o comércio internacional: o crescimento do agronegócio
• As barreiras técnicas ao comércio internacional e a formação de grupos e alianças
Conceituar : capitalismo – ZEEs – comércio internacional – países emergentes – agronegócio – comércio chinês -  
Descritores:
D24 - Identificar as principais características do modo de produção socialista, com o auxílio de textos.
D25 - Comparar as experiências socialistas da URSS com a da Iugoslávia e a da China.
D26 - Relacionar a crise do modelo soviético com a situação socioeconômica de Cuba.
 D28 - Reconhecer as transformações que a revolução comunista provocou na China.
D31 - Explicar as crises do capitalismo Monopolista no mundo pós-guerra.
D32 - Explicar os fatores responsáveis pelo colapso do Welfare State e as condições históricas do desenvolvimento da política neoliberal.
D33 - Explicar o funcionamento do Sistema Financeiro Internacional e seus principais agentes.

TÓPICO -14. REORDENAMENTO DO TERRITÓRIO—OP12 / RA16
. Explicar os novos ordenamentos espaciais exigidos pelas indústrias de alta tecnologia.
. Analisar o reordenamento espacial das indústrias de alta tecnologia no território brasileiro, avaliando suas possibilidades e limites no contexto das novas fronteiras do capitalismo global.
O que ensinar
• Localização e distribuição das indústrias, meios de transporte e telecomunicações nos mapas temáticos no movimento de reordenação de suas tipologias;
• A lógica das novas espacialidades criadas pelos tecnopólos no movimento de regionalização e globalização;
• O reordenamento territorial da indústria nos países industrializados nas três revoluções industriais.
Os novos tecnopólos.
As zonas econômicas especiais.
Conceituar  : capitalismo global (euro e dólar) meios de transporte e comunicação – tecnopólos – três revoluções industriais – zonas econômicas especiais (UE, EUA, Japão)
Descritores:
D9 - Analisar as transformações provocadas no mundo do trabalho decorrentes da inovação tecnológica e do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.
D10 - Relacionar o processo de terciarização e terceirização das sociedades urbanoindustriais
D21 - Relacionar trustes, cartéis, holdings e dumpings com a ação das corporações transnacionais.
D22 - Analisar o processo de transformação do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, destacando o papel crescente do capital financeiro, a partir de 1930.
D23 - Associar a atuação do capital financeiro e das grandes corporações transnacionais com o processo de internacionalização da economia.
D27 - Reconhecer as determinações históricas, territoriais, étnico-religiosas da desintegração do Estado Iugoslavo

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sábado, 17 de outubro de 2009

EXEMPLOS DE QUESTÕES DO ENEM 2009

EXEMPLOS DE QUESTÕES DO ENEM 2009

1- A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
desenvolveu o projeto “Comunidades Negras de Santa Catarina”, que tem como objetivo preservar a memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordada em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantes ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o plantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração.
O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que:
(A) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País,cuja composição étnica se restringe aos brancos.
(B) a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
(C) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais,
com proibição de alterações em seus costumes.
(D) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos
costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
(E) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete
o desenvolvimento econômico da região.

2-O tráfico de escravos em direção à Bahia pode ser dividido em quatro períodos:
1.o – O ciclo da Guiné durante a segunda metade do século XVI;
2.o – O ciclo de Angola e do Congo no século XVII;
3.o – O ciclo da Costa da Mina durante os três primeiros quartos do século XVIII; 4.o – O ciclo da Baía de Benin entre 1770 e 1850, estando incluído aí o período do tráfico clandestino.
A chegada dos daomeanos (jejes) ocorreu nos dois últimos períodos. A dos nagô-iorubás corresponde, sobretudo, ao último. A forte predominância dos iorubás na Bahia, de seus usos e costumes, seria explicável pela vinda maciça desse povo no último dos ciclos
Os diferentes ciclos do tráfico de escravos da costa africana para a Bahia, no Brasil, indicam que:
(A) o início da escravidão no Brasil data do século XVI, quando foram trazidos para o Nordeste
os chamados “negros da Guiné”, especialistas na extração de ouro.
(B) a diversidade das origens e dos costumes de cada nação africana é impossível de ser
identificada, uma vez que a escravidão moldou os grupos envolvidos em um processo cultural comum.
(C) os ciclos correspondentes a cada período do tráfico de diferentes nações africanas para a
Bahia estão relacionados aos distintos portos de comercialização de escravos.
(D) o tráfico de escravos jejes para a Bahia, durante o ciclo da Baía de Benin, ocorreu de forma
mais intensa a partir do final do século XVII até a segunda metade do século XVIII.
(E) a escravidão nessa província se estendeu do século XVI até o início do século XVIII,
diferentemente do que ocorreu em outras regiões do País.

 3-O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferenteda usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata doassunto, Joaquín afirma: “Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul porque na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul.Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte”.
O referido autor, no texto e imagem acima,
(A) privilegiou a visão dos colonizadores da América.
(B) questionou as noções eurocêntricas sobre o mundo.
(C) resgatou a imagem da América como centro do mundo.
(D) defendeu a Doutrina Monroe expressa no lema “América para os americanos”.
(E) propôs que o sul fosse chamado de norte e vice-versa.

4-Figuram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes,também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.
Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC,aponta para:
(A) um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam
sentido à ideia de Terceiro Mundo.
(B) a razoabilidade do pleito de participarem do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (C) a melhoria natural das condições sociais em decorrência da aceleração econômica e da
redução dos níveis de desemprego.
(D) a perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comuns.
(E) a formação de uma frente diplomática com o objetivo de defender os interesses dos países menos desenvolvidos.
5 E porque diabos caminhamos como carneiros sem sequer saber para onde vamos.
“Eu não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho agora” – ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas.
O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas
também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. A imagem e o texto destacam aspectos relativos
(A) à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força.
(B) aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais.
(C) à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais.
(D) à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes.
(E) às relações de poder presentes nas sociedades.

6-Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. [...] Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.VARGAS, Getúlio. Carta Testamento, 1954
O contexto político tratado refere-se a um significativo período da história do Brasil, o 2º Governo de Vargas (1951-1954), que foi marcado pelo aumento da infiltração do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos sindicatos e pelo distanciamento entre Getúlio e os militares que o haviam apoiado durante o Estado Novo. O conteúdo da carta testamento de Getúlio aponta para a:
(A) existência de um conflito ideológico entre as forças nacionais e a pressão do capital internacional.
(B) tendência de instalação de um governo com o apoio do povo e sob a égide das privatizações.
(C) construção de um pacto entre o governo e a oposição visando fortalecer a Petrobrás.
(D) iminência de um golpe protagonizado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).
(E) pressão dos militares contra o monopólio estatal sobre a exploração e a comercialização do petróleo.

7-A crise de 1929 e dos anos subsequentes teve sua origem no grande aumento da produção industrial e agrícola, nos EUA, ocorrido durante a 1ª Guerra Mundial, quando o mercado consumidor, principalmente o externo, conheceu ampliação significativa. O rápido crescimento da produção e das empresas valorizou as ações e estimulou a especulação, responsável pela "pequena crise" de 1920-21. Em outubro de 1929, a venda cresceu nas Bolsas de Valores,criando uma tendência de baixa no preço das ações, o que fez com que muitos investidores ou especuladores vendessem seus papéis. De 24 a 29 de outubro, a Bolsa de Nova York teve um prejuízo de US$ 40 bilhões. A redução da receita tributária que atingiu o Estado fez com que os empréstimos ao exterior fossem suspensos e as dívidas, cobradas; e que se criassem também altas tarifas sobre produtos importados, tornando a crise internacional.
Os fatos apresentados permitem inferir que:
(A) as despesas e prejuízos decorrentes da 1ª Guerra Mundial levaram à crise de 1929, devido
à falta de capital para investimentos.
(B) o significativo incremento da produção industrial e agrícola norte-americana durante a 1ª
Guerra Mundial consistiu num dos fatores originários da crise de 1929.
(C) a queda dos índices nas Bolsas de Valores pode ser apontada como causa do aumento dos
preços de ações nos EUA em outubro de 1929.
(D) a crise de 1929 eclodiu nos EUA a partir da interrupção de empréstimos ao exterior e da
criação de altas tarifas sobre produtos de origem importada.
(E) a crise de 1929 gerou uma ampliação do mercado consumidor externo e,consequentemente, um crescimento industrial e agrícola nos EUA.

8-A economia solidária foi criada por operários, no início do capitalismo industrial, como resposta à
pobreza e ao desemprego que resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX.Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de serviços, de comercialização ou de crédito), os trabalhadores buscavam independência econômica e capacidade de controlar as novas tecnologias, colocando-as a serviço de todos os membros da empresa. Essa ideia persistiu e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito, já existem milhares de empreendimentos desse tipo hoje em dia, em várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que trabalham são proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade de uma empresa sem divisão entre patrão e empregados, sem busca exclusiva pelo lucro e mais apoiada na qualidade do que na quantidade de trabalho, em convivência com a economia de mercado.
A economia solidária, na sociedade capitalista, institui complexas relações sociais,demonstrando que:
(A) a fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado
soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.
(B) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais ecologicamente
sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.
(C) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de economia
informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.
(D) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.
(E) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma
alternativa econômica adequada ao capitalismo.

9-O efeito estufa não é fenômeno recente e, muito menos, naturalmente maléfico. Alguns dos gases que o provocam funcionam como uma capa protetora que impede a dispersão total do calor e garante o equilíbrio da temperatura na Terra. Cientistas americanos da Universidade da Virgínia alegam ter descoberto um dos primeiros registros da ação humana sobre o efeito estufa. Há oito mil anos, houve uma súbita elevação da quantidade de CO2 na atmosfera terrestre. Nesse mesmo período, agricultores da Europa e da China já dominavam o fogo e haviam domesticado cães e ovelhas. A atividade humana da época com maior impacto sobre a organização social e sobre o ambiente foi o começo do plantio de trigo, cevada, ervilha e outros vegetais. Esse plantio passou a exigir áreas de terreno livre de sua vegetação original, providenciadas pelos inúmeros grupos humanos nessas regiões com métodos elementares de preparo do solo, ainda hoje, usados e condenados, em razão dos problemas ambientais decorrentes
Segundo a hipótese levantada pela pesquisa sobre as primeiras atividades humanas organizadas,
o impacto ambiental mencionado foi decorrente
(A) da manipulação de alimentos cujo cozimento e consumo liberavam grandes quantidades de
calor e gás carbônico.
(B) da queima ou da deterioração das árvores derrubadas para o plantio, que contribuíram para
a liberação de gás carbônico e poluentes em proporções significativas.
(C) do início da domesticação de animais no período mencionado, a qual contribuiu para uma
forte elevação das emissões de gás metano.
(D) da derrubada de árvores para a fabricação de casas e móveis, que representou o principal
fator de liberação de gás carbônico na atmosfera naquele período.
(E) do incremento na fabricação de cerâmicas que, naquele período, contribuiu para a liberação
de material particulado na atmosfera.

10-Em fevereiro de 1999, o Seminário Internacional sobre Direito Ambiental, ocorrido em Bilbao, na Espanha, propôs, na Declaração de Viscaia, a extensão dos direitos humanos ao meio ambiente,como instrumento de alcance universal. No parágrafo 3.o do artigo 1.o da referida declaração, fica estabelecido: “O direito ao meio ambiente deverá ser exercido de forma compatível com os demais direitos humanos, entre os quais o direito ao desenvolvimento”. No Brasil, o cumprimento desse direito configura um grande desafio. Na Região mazônica, por exemplo, tem havido uma coincidência entre as linhas de desmatamento e as novas fronteiras de desenvolvimento do agronegócio, marcadas por focos de injustiça ambiental, com frequentes casos de escravização de trabalhadores, além de conflitos e crimes pela posse de terras, muitas vezes, impunes.
Promover justiça ambiental, no caso da Região Amazônica brasileira, implica
(A) fortalecer a ação fiscalizadora do Estado e viabilizar políticas de desenvolvimento sustentável.
(B) ampliar o mercado informal de trabalho para a população com baixa qualificação profissional.
(C) incentivar a ocupação das terras pelo Estado brasileiro, em face dos interesses internacionais.
(D) promover alternativas de desenvolvimento sustentável, em razão da precariedade tecnológica local.
(E) ampliar a importância do agronegócio nas áreas de conflito pela posse de terras e combater
a violência no campo.
-Questão 1 – Gabarito: B
Habilidade 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
Questão 2 – Gabarito: C
Habilidade 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes sociedades.
Questão 3 – Gabarito: B
Habilidade 6 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
Questão 4 – Gabarito: D
Habilidade 7 – Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
Questão 5 – Gabarito: E
Habilidade 14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre
situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
Questão 6 – Gabarito: A
Habilidade 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao
longo da história.
Questão 7 – Gabarito: B
Habilidade 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações
socioespaciais.
Questão 8 – Gabarito: D
Habilidade 25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Questão 9 – Gabarito: B
Habilidade 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em
consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
Questão 10 – Gabarito: A
Habilidade 30 – Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes
escalas.

Como elaborar questões de acordo com a proposta do SIMAVE

Como elaborar questões de acordo com a proposta do SIMAVE.
Como serão as questões das provas de múltipla escolha?

1. Serão compostas por enunciado e alternativas (resposta correta e distratores).
2. Os enunciados apresentarão desafios ou situações‐problema com o apoio de informações presentes em textos, mapas, tabelas, gráficos, documentos históricos e outros, sobre os quais são formuladas as perguntas.
3. Cada enunciado deverá conter as informações necessárias para que o aluno possa responder ao desafio, questão ou situação ‐problema (evitando a ênfase na simples memorização).
4. A resposta correta será a palavra ou frase contida em uma alternativa que responde à questão proposta no enunciado.
5. Os distratores são alternativas incorretas, porém plausíveis, sobre os temas e problemas propostos nos itens

Os parâmetros curriculares para o Ensino Médio --Matriz de Referência: Eixos, Temas e Descritores Geografia e História

Os parâmetros curriculares para o Ensino Médio --Matriz de Referência: Eixos, Temas e Descritores
Eixo 1. Sociedade e natureza
Tema 1.1. Estudos sobre a natureza e sua importância para as sociedades humanas
Descritores
▪ Compreender processos associados às origens, gênese e constituição atual do planeta Terra
▪ Saber utilizar informações sobre o Universo, o Sistema Solar e os corpos celestes para compreender dinâmicas naturais do planeta Terra
▪ Reconhecer os processos de formação e distribuição de continentes e oceanos na superfície da Terra
▪ Compreender aspectos da constituição da litosfera e a ocorrência de movimentos tectônicos,sismos e abalos na crosta terrestre
▪ Reconhecer processos de constituição, formas e níveis de altitude dos diferentes tipos de relevo da superfície da Terra
▪ Reconhecer processos de formação, composição e distribuição de solos em diferentes sistemas naturais
▪ Reconhecer e avaliar a distribuição e disponibilidade de água no Brasil e no mundo
▪ Compreender o funcionamento do ciclo da água considerando características dos diferentes sistemas naturais no Brasil e no mundo
▪ Identificar características das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo e avaliar seu uso e aproveitamento
▪ Identificar e caracterizar tipos climáticos no Brasil e no mundo, considerando as diferentes classificações existentes
▪ Compreender processos de circulação atmosférica e características climáticas (pluviosidade,temperatura, umidade, insolação etc.) de diferentes regiões da superfície da Terra e sua relação com a vida cotidiana
▪ Conhecer sistemas de previsão do tempo e sua importância para as atividades cotidianas
▪ Identificar a distribuição e características de coberturas vegetais no Brasil e no mundo e avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade
▪ Estabelecer relações entre as coberturas vegetais e o clima
▪ Compreender a dinâmica natural de ambientes litorâneos e estuarino‐lagunares e avaliar sua importância para a geração das formas de vida
▪ Identificar e compreender a distribuição da fauna na superfície terrestre e suas interações com os ambientes e sistemas naturais
▪ Reconhecer e analisar formas e interações entre os elementos de origem natural em diferentes paisagens
▪ Compreender e analisar o papel das expedições científicas para a ampliação de conhecimentos sobre a natureza e a vida social no Brasil e no mundo
Tema 1.2. Apropriação e usos da natureza pelas sociedades/Desenvolvimento sustentável --
Descritores
▪ Relacionar as formas de trabalho aos diferentes usos e modos de apropriação da natureza
▪ Compreender as formas de apropriação dos recursos naturais pelos seres humanos ao longo da história e suas conseqüências para a vida no planeta.
▪ Avaliar os atuais padrões de consumo e suas repercussões no uso dos recursos naturais e na vida social como um todo
▪ Estabelecer relações entre formas de relevo e solos e as formas de uso e ocupação de diferentes espaços
▪ Compreender processos históricos de uso e ocupação de diferentes biomas no Brasil e no mundo e avaliar riscos aos ambientes e formas de vida
▪ Avaliar efeitos do desmatamento e das queimadas em florestas tropicais
▪ Compreender e analisar processos de erosão, perda de fertilidade, desertificação e salinização dos solos e sua relação com as atividades humanas
▪ Reconhecer e avaliar efeitos da impermeabilização de solos e ocupação de encostas, fundos de vale e outras áreas de risco nas cidades
▪ Reconhecer e avaliar a produção, deposição e técnicas de coleta e processamento do lixo em diferentes espaços e seus impactos
▪ Conhecer e avaliar causas e efeitos da poluição industrial e atmosférica em diferentes regiões
▪ Reconhecer e analisar dados e fatores relacionados aos processos de mudanças climáticas, emissão de gases‐estufa e aquecimento global e avaliar seus efeitos
▪ Conhecer e avaliar causas e efeitos da contaminação de solos e recursos hídricos no meio rural no Brasil e no mundo
▪ Estabelecer relações entre atividades de extração mineral, desmatamento e contaminação da água e dos solos e avaliar seus efeitos
▪ Conhecer e avaliar usos da natureza e seus eventuais impactos a partir da criação de sistemas de energia, transportes e comunicações
▪ Avaliar impactos da indústria do turismo em diferentes espaços e biomas no Brasil e no mundo
▪ Reconhecer e compreender o papel e a importância de iniciativas sustentáveis para os ambientes, a vida social e a conservação de recursos para as gerações futuras
▪ Identificar espécies da flora e da fauna sob ameaça ou risco de extinção e avaliar iniciativas para a sua preservação
▪ Identificar diferentes técnicas de coleta, reciclagem e reaproveitamento do lixo no Brasil e em outros países
▪ Conhecer e avaliar métodos, técnicas e procedimentos para evitar o desperdício e comprometimento da água e avaliar suas repercussões
▪ Conhecer processos de obtenção e funcionamento fontes alternativas de energia e avaliar seus efeitos para os ambientes e a vida em geral
▪ Compreender o papel de iniciativas e políticas de transporte que reduzam ou eliminem a emissão de gases‐estufa e o nível de poluição atmosférica
▪ Conhecer práticas de turismo sustentável e avaliar sua contribuição para a conservação dos ambientes e para a vida em geral
▪ Analisar iniciativas, técnicas e políticas de conservação e recuperação de coberturas vegetais em diferentes biomas no Brasil e no mundo
▪ Conhecer e analisar práticas agrícolas alternativas e sustentáveis
▪ Conhecer, localizar e analisar usos nas unidades que compõem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação
▪ Localizar e caracterizar zonas de megadiversidade no Brasil e no mundo e reconhecer a importância de sua preservação
▪ Conhecer e avaliar aspectos da legislação ambiental brasileira
▪ Conhecer os principais protocolos, acordos e convenções internacionais sobre desenvolvimento
sustentável e suas repercussões no combate à pobreza, às desigualdades sociais e ao comprometimento dos recursos naturais
▪ Comparar propostas para problemas de natureza socioambiental respeitando os direitos humanos e a diversidade sociocultural
Eixo 2. Linguagens da geografia, história e áreas afins Tema 2.1. Leitura e produção de textos em gêneros diversos
Descritores
▪ Estabelecer diferenças entre as linguagens verbais e não‐verbais utilizadas em estudos geográficos e históricos
▪ Ler e interpretar textos escritos e orais segundo diferentes esferas discursivas e gêneros de texto
▪ Produzir textos orais e escritos segundo diferentes esferas discursivas e gêneros de texto
▪ Saber utilizar a leitura e a escrita em gêneros diversos para discutir diferentes fatos, fenômenos e contextos geográficos e históricos
▪ Desenvolver procedimentos para leitura e interpretação de imagens como fotografias, desenhos, charges, ilustrações, gravuras, pinturas e outras para discutir diferentes fenômenos geográficos e históricos
▪ Desenvolver procedimentos para observar, registrar e descrever fatos, fenômenos e objetos a partir de trabalhos de campo e estudos do meio
▪ Saber utilizar registros e anotações feitos em trabalhos de campo e estudos do meio para expor e explicar fatos, fenômenos, processos e contextos geográficos e históricos
▪ Utilizar dados graficamente representados para interpretar aspectos relacionados à vida econômica e social dos países
▪ Utilizar recursos da leitura e escrita em procedimentos de pesquisa em diferentes fontes,documentos e suportes de texto
▪ Saber utilizar recursos de informática e internet para buscar informações, ler e produzir textos em gêneros diversos
Tema 2.2. Leitura e interpretação de mapas
Descritores
▪ Compreender a linguagem cartográfica como registro visual universal, apropriando‐se de seus símbolos, códigos e convenções
▪ Desenvolver procedimentos para ler e interpretar informações representadas em tabelas, gráficos,mapas e esquemas
▪ Compreender a importância das representações cartográficas para a análise da diversidade de paisagens, lugares e territórios
▪ Reconhecer e utilizar os elementos estruturais de um mapa (título, escala, legenda, projeção,coordenadas geográficas, símbolos e fontes) para sua leitura e interpretação
▪ Reconhecer as modalidades de representação em mapas (ordens, quantidades, diferenças,movimentos) e seus respectivos símbolos, referências gráficas e modos de implantação
▪ Compreender o conceito de escala cartográfica e sua importância para a análise geográfica
▪ Conhecer e utilizar os pontos ou direções cardeais como referenciais para orientação em diferentes representações cartográficas
▪ Reconhecer o sistema de coordenadas geográficas como referenciais para a localização de pontos na superfície terrestre
▪ Ler, interpretar e elaborar legendas de mapas levando em conta variáveis visuais e modos de implantação de informações (ponto, linha e zona)
▪ Ler e interpretar informações representadas em plantas, cartas, mapas e croquis sem escala
▪ Ler e interpretar mapas temáticos para compreender diferentes fenômenos de origem natural ou social
▪ Saber utilizar o mapa de fusos horários em cálculos de tempo, distância e horários de diferentes pontos da superfície da Terra
▪ Reconhecer, ler e interpretar mapas turísticos em diferentes escalas
Eixo 3. O campo e a cidade Tema 3.1. Urbanização brasileira e mundial--
Descritores
▪ Conhecer e analisar processos de crescimento populacional e da urbanização no Brasil e no mundo
▪ Compreender a cidade como objeto espacial construído historicamente e caracterizado pela densidade, concentração e diversidade de pessoas, recursos, atividades e edificações
▪ Compreender as transformações históricas ocorridas nos centros urbanos em função do desenvolvimento econômico
▪ Identificar, localizar e analisar o peso político, econômico, social e cultural das metrópoles mundiais
▪ Conhecer aspectos das origens, gênese e constituição atual da rede urbana brasileira
▪ Compreender e analisar o papel e a distribuição de atividades econômicas em cidades e no meio rural
▪ Compreender a natureza dos fluxos e relações entre cidades a partir dos sistemas de transportes,comunicações e informações
▪ Conhecer e analisar a emergência das cidades médias e das aglomerações urbanas não metropolitanas no Brasil
▪ Compreender as relações campo‐cidade a partir da expansão do modo de vida urbano
▪ Conhecer e avaliar a oferta e distribuição de habitações, equipamentos, infra‐estruturas e serviços públicos em cidades do Brasil e do mundo
▪ Reconhecer e avaliar situações de segregação social/espacial em cidades brasileiras e de outras regiões e países do mundo
▪ Conhecer os vários fluxos imigratórios para o Brasil e analisar seu impacto na vida social e cultural das cidades brasileiras.
▪ Compreender e avaliar causas e efeitos de enchentes, desmoronamentos e constituição de outras áreas de risco em cidades
▪ Compreender e avaliar medidas e políticas públicas de combate à pobreza e garantia do direito à cidade no Brasil e no mundo
▪ Analisar características da produção agropecuária e do extrativismo mineral, vegetal e animal no Brasil e no mundo
▪ Avaliar o papel e a importância de espaços públicos, parques e áreas verdes em diferentes cidades
▪ Identificar e avaliar atividades no meio rural voltadas ao turismo e lazer de populações urbanas
▪ Conhecer e avaliar a expansão e organização do turismo de sol e praia em cidades litorâneas brasileiras
▪ Identificar e analisar infra‐estrutura, serviços e equipamentos voltados ao turismo em cidades brasileiras
Tema 3.2. Cidades: espaço e tempo
Descritores
▪ Analisar a diversidade de paisagens das cidades, reconhecendo os elementos de origem natural e social e seus respectivos arranjos espaciais
▪ Analisar a importância dos diversos conjuntos arquitetônicos urbanos para a preservação da memória e das identidades locais e nacionais
▪ Avaliar o papel dos centros antigos para a preservação da memória e das identidades em diferentes
núcleos urbanos
▪ Compreender o papel de monumentos, museus e edificações de diferentes períodos como patrimônio cultural relacionado à memória e identidade de cidades e regiões
▪ Reconhecer a importância do patrimônio cultural para as atividades de turismo e visitação em diferentes cidades do Brasil e do mundo
▪ Conhecer o estado da preservação das cidades históricas brasileiras e avaliar sua importância para as atividades de turismo e visitação
▪ Conhecer e valorizar práticas sociais de turismo e visitação que preservem o patrimônio cultural de diferentes cidades e sítios históricos
Eixo 4. Mobilidade geográfica Tema 4.1. Redes de energia, transportes, comunicações e informações Descritores
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico e a distribuição das redes de transporte ferroviário e seu papel na integração do território no Brasil e em outros países
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico e a distribuição das redes de transporte rodoviário e seu papel na integração do território no Brasil e em outros países
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico do transporte aeroviário, a distribuição e categorias dos aeroportos e seu papel nos fluxos e integração do território no Brasil e no mundo
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico do transporte marítimo e fluvial, a distribuição e categorias dos portos e seu papel nos fluxos e integração do território no Brasil e no mundo
▪ Conhecer e analisar o desenvolvimento técnico e distribuição das redes de energia no Brasil e no mundo e analisar seu papel nos fluxos econômicos e na integração social e territorial
▪ Estabelecer relações entre energia, meios de transporte e meio ambiente
▪ Conhecer e avaliar o desenvolvimento técnico, implantação e difusão dos sistemas de telecomunicações e informações no Brasil e no mundo
▪ Avaliar o papel das tecnologias de informática na difusão de informações e na integração entre países e regiões
▪ Refletir sobre o papel e a condição das redes técnicas de transportes e comunicações como fator de mobilidade e acessibilidade e da circulação de bens, pessoas e informações
▪ Analisar políticas de transporte urbano e metropolitano, avaliando o papel dos transportes coletivos e do automóvel individual
Tema 4.2. Fluxos e deslocamentos
Descritores
▪ Conhecer e analisar a natureza, características, fluxos e direções dos deslocamentos populacionais atuais (migrações de trabalho, refugiados políticos, guerras e conflitos regionais, turismo e visitação,atividades econômicas e outras)
▪ Reconhecer os fluxos turísticos internacionais atuais, analisando intensidades, direções e principais áreas emissoras e receptoras
▪ Reconhecer e avaliar direções, natureza e intensidade dos fluxos turísticos no Brasil hoje
▪ Compreender as transformações da intensidade, natureza e direção dos fluxos migratórios no Brasil e no mundo
▪ Estabelecer relações entre deslocamentos e políticas de controle da entrada de estrangeiros e da imigração em diferentes países
Tema 4.3. Viagem e turismo--
Descritores
▪ Conhecer e analisar a evolução histórica das atividades de turismo e viagem no Brasil e no mundo
▪ Conhecer a natureza, funções e organização espacial de diferentes lugares turísticos
▪ Analisar registros de viajantes sobre o Brasil em diferentes períodos históricos
▪ Compreender e avaliar características das principais áreas emissoras e receptoras de fluxos turísticos no Brasil e no mundo
▪ Analisar dinâmicas e intensidade de fluxos turísticos entre países do Mercosul e da América do Sul
▪ Analisar fluxos turísticos a partir do embarque e desembarque de passageiros em diferentes meios de transporte
▪ Conhecer e analisar indicadores derivados das atividades características do turismo (ACT):equipamentos ou serviços de agências de viagem, hospedagem, alimentação, transporte, cultura,lazer e entretenimento
▪ Conhecer e analisar dados e indicadores de receitas e geração de emprego e renda decorrentes das atividades de turismo no Brasil e em outros países
▪ Conhecer e analisar categorias e modalidades de turismo e perfis do turista segundo a faixa etária,renda, motivação e características dos espaços turísticos visitados
▪ Compreender processos históricos de constituição de lugares turísticos e avaliar suas repercussões
▪ Avaliar o papel do turismo de massa no comprometimento de recursos naturais, humanos,econômicos e sociais dos diferentes espaços de visitação
▪ Conhecer e avaliar novas modalidades de turismo em áreas rurais e ecoturismo, analisando fluxos,direções e características dos espaços de visitação
▪ Identificar e analisar equipamentos, serviços, infra‐estruturas e receitas do turismo ligado a eventos, negócios e convenções em cidades brasileiras
▪ Conhecer e avaliar políticas públicas para o turismo em escala local, regional e nacional no Brasil
Eixo 5. Um só mundo, muitos cenários geográficos e históricos--Tema 5.1. Diversidade cultural--Descritores
▪ Reconhecer a diversidade de paisagens no Brasil e no mundo e seus elementos de origem natural e cultural
▪ Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade do patrimônio cultural material e imaterial em diferentes sociedades
▪ Identificar características de diferentes patrimônios étnico‐culturais e artísticos no Brasil e em outros países
▪ Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade lingüística e religiosa no Brasil e no mundo
▪ Identificar e analisar propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico‐cultural para a preservação da memória e das identidades nacionais
▪ Compreender e analisar as diferentes temporalidades e modos de vida presentes nas sociedades indígenas brasileiras
▪ Conhecer os processos de constituição e localizar terras indígenas e comunidades descendentes de quilombolas
▪ Estabelecer diferenças entre os modos de vida urbano e rural no Brasil e no mundo atual
▪ Reconhecer os espaços de diferentes minorias étnicas ou nacionais no Brasil e no mundo
▪ Compreender a diversidade regional como elemento da organização do espaço geográfico nacional
▪ Conhecer, valorizar e respeitar manifestações artísticas e culturais das diferentes regiões brasileiras, envolvendo produção de obras de arte, festas, danças, ritmos musicais e hábitos alimentares
▪ Conhecer e analisar propostas de combate ao preconceito e discriminação de raça, gênero, origem e orientação sexual no Brasil e no mundo
▪ Identificar características da vida social e cultural brasileira durante o período colonial
▪ Identificar elementos relacionados à diversidade cultural do Brasil, tendo em vista a história da colonização
▪ Compreender o significado dos achados arqueológicos para o estudo da organização social e da vida cultural de povos ▪ Compreender a organização social e a vida cultural dos seres humanos que viveram na pré‐história a partir de achados
▪ Compreender fatos da vida social e cultural do presente a partir da análise do passado
Tema 5.2. Quadro político e econômico--
Descritores
▪ Compreender as singularidades dos lugares e suas interações sociais, econômicas e culturais com o mundo
▪ Compreender as principais características dos processos de constituição dos Estados nacionais modernos
▪ Compreender o processo histórico de constituição do Estado brasileiro
▪ Localizar países, regiões e continentes no mapa‐múndi político e em mapas regionais
▪ Compreender e avaliar as relações de poder entre as nações e quadro geopolítico atual
▪ Identificar e analisar a ocorrência de guerras e conflitos regionais em diferentes países e continentes
▪ Reconhecer e avaliar o papel dos arsenais bélico‐nucleares como fonte de poder no mundo contemporâneo
▪ Compreender movimentos nacionalistas e separatistas e sua relação com a criação de novos Estados nacionais, considerando aspectos históricos
▪ Reconhecer e analisar aspectos da produção econômica em diferentes setores de atividade no Brasil e no mundo
▪ Compreender e analisar as dinâmicas demográficas em diferentes países, sociedades e culturas,levando‐se em conta indicadores de natalidade, mortalidade e migrações
▪ Avaliar o grau de desenvolvimento humano e econômico‐social de países e regiões a partir de indicadores diversos
▪ Compreender processos de constituição da globalização como nova escala de relações humanas eavaliar seus efeitos
▪ Analisar e compreender a inserção do Brasil na economia mundial no contexto atual da globalização
▪ Compreender o papel dos territórios e das redes geográficas como expressões da espacialidade do mundo atual
▪ Compreender e analisar a atuação do Brasil no plano externo levando em conta os seus interesses econômicos e geopolíticos diante de outros países e blocos regionais
▪ Reconhecer as mudanças nas fronteiras e extensão de Estados a partir da emergência de blocos comerciais regionais e o surgimento ou desaparecimento de soberanias nacionais
▪ Compreender e avaliar as dinâmicas e conflitos em zonas de fronteira em diferentes regiões e continentes
▪ Reconhecer e avaliar o papel dos sistemas de energia, transporte, comunicação e informação para a constituição de uma esfera global de relações humanas
▪ Compreender a organização de atividades econômicas transnacionais no contexto da globalização
▪ Compreender o papel das inovações tecnológicas e da produção de conhecimentos para a vida econômica e social no mundo contemporâneo
▪ Avaliar a desigual distribuição e apropriação de bens de alta tecnologia nas diferentes sociedades
▪ Compreender a organização político‐social e a vida cultural dos povos da América antes da chegada dos europeus
▪ Analisar e interpretar as transformações econômicas e sociais vividas pelos países comunistas ao longo do séc XX e XXI
▪ Compreender a organização política e o significado das guerras para as sociedades da Antiguidade
▪ Reconhecer em diferentes documentos históricos os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social contemporânea

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