terça-feira, 12 de abril de 2011

ATIVIDADE PARA O 1º ANO EM-GEOGRAFIATÓPICO-1. ESPAÇO URBANO 1.1. Relacionar crescimento urbano e mudanças na vida das cidades.

  

TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO 1.1. Relacionar crescimento urbano e mudanças na vida das cidades.
Crescimento urbano segundo George Martine /  Agência FAPESP
A humanidade terá que lidar com a duplicação das populações urbanas na África e na Ásia até 2030, adverte o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no relatório da Situação da população mundial 2007
O relatório destaca que, ao longo das próximas três décadas, a população das cidades africanas e asiáticas dobrará.
 As conseqüências desse crescimento serão de ordem econômica, social e demográfica e poderão ser positivas ou negativas, dependendo das políticas adotadas pelos governos.  O relatório vai contra o que o senso comum geralmente apregoa: que a urbanização é inerentemente prejudicial, que a migração rural-urbana deve ser controlada, que o crescimento das cidades inevitavelmente significa danos ao meio ambiente e que os pobres são um fardo para a economia. Por Washington Castilhos, do Rio de Janeiro
1-    Segundo o texto acima pode-se inferir (concluir) que está certa a alternativa
a-            (   ) O relatório destaca que o crescimento urbano será maior em países desenvolvidos.
b-            (   ) O relatório destaca que a população da África e Ásia está diminuindo por causa da mortalidade.
c-            (   ) O relatório destaca que o crescimento urbano poderá ser positivo ou negativo, dependendo das políticas governamentais.
d-            (   ) O relatório destaca e se posiciona a favor  ao senso comum de que pobre é um fardo para a economia.  
TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO 1.2-Interpretar as práticas socioespaciais no processo de urbanização contemporâneo
2-  Marque (1) para as causas do crescimento urbano e (2) para conseqüências do crescimento Urbano desordenado. 
 (   ) Aumento de danos ao meio ambiente.
(   ) Aumento do setor informal, que não paga impostos.
 (   ) Déficit no atendimento hospitalar.
(   ) Desemprego.
(   ) Êxodo Rural
(   ) Aumento na produção de lixo.
(   ) Aumento da violência
(   ) Imigração
(   ) Pobreza no campo.
(   ) Aumento das favelas
1.3 Explique a distribuição, localização e freqüência das atividades que evidenciam “vida 24 horas”, tais como serviços de saúde, “deliveries”(entregas), hipermercados, na sua cidade.
1.4 Quais as contradições expressas nas espacialidades urbanas da classe baixa, tais como: acampamentos sem-teto, centros de reciclagem, “shoppings” populares, aglomerados com as espacialidades  urbanas da classe alta.


TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO-- OP1/ RA2. Complete os espaços em branco com as palavras abaixo
1- ----------------------------– é o crescimento da população que vive nas cidades.
2------------------------------- corresponde a transferência de populações das zonas rurais em direção às cidades.
3- O processo de urbanização brasileira começou a partir de 1940, como resultado da modernização econômica e do grande desenvolvimento------------------------------ graças a entradas de capital estrangeiro no país.
4- As empresas transnacionais preferiram se instalar nas cidades em que a concentração populacional fosse maior e de melhor infra-estrutura, dando origem às grandes--------------------------------.
5- A -------------------------gerou empregos para os profissionais qualificados, expandiu a classe média e o nível de consumo urbano. A cidade transformou-se num padrão de modernidade, gerando êxodo rural.
6- A migração campo-cidade gerou ------------------------------e aumento das atividades do setor terciário informal.
7- O modelo de desenvolvimento adotado no Brasil a partir dos anos 50 levou a um processo de---------------------------
8- Ocorrendo o fenômeno de  ----------------------------, que constituem as regiões metropolitanas(as cidades se juntaram).
9- A partir da década de 80 houve a----------------------------------------, com o crescimento econômico das cidades médias e a desconcentração econômica e populacional nas cidades grandes.
10- Existe hoje uma integração entre o urbano e o agrário, um absolvendo aspectos do outro. A produção rural incorporou ----------------------------------------------------------------produzidas nas cidades.
11- A implantação de modernos sistemas de ------------------------------------------------------reduziu as distâncias e possibilitou a desconcentração das atividades econômicas.
12-  São Paulo é uma -------------------------------------------que exerce controle sobre os principais sistemas de comunicação que difundem as inovações por todo o país e para o mundo, através dos meios de comunicação.
Conurbação - Crescimento urbano – Desemprego - Desmetropolização – Industrial – Industrialização - Inovações tecnológicas - Metrópole Global ou Mundial – Metrópoles – Metropolização - Transportes e de comunicações - Urbanização
TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO-- OP1/ RA2. 
espaço urbano se caracteriza pela aglomeração de pessoas, atividades e edificações, as cidades são sedes de municípios, independentemente do número de habitantes que possam ter. As cidades trazem consigo todas as transformações históricas, pois elas passam por vários momentos determinantes na arquitetura, na cultura, na composição paisagística etc. As cidades podem ser classificadas segundo a sua função,
De três ex de cidades segundo a sua funçãor:
            Cidades turísticas: A principal atividade econômica é o turismo. EX: -------------------------, -----------------, ------------------
            Cidades industriais: A principal atividade econômica é a  indústria. EX: ---------, -------------------, ----------------------.
            Cidades portuárias: A principal atividade econômica é portuária. Ex: -------------------------, --------------------------. 
            Cidades religiosas: A principal atividade econômica é o turismo religioso. EX:-----------------, ---------------, ----------------
  Cidade administrativa: Tem a função de administrar. EX: ------------------------, -----------------------------, --------------------------.
 Cidade Histórica: A principal atividade econômica é o turismo nos pontos históricos. EX:-------------,------------------------, -------

TÓPICO-1. ESPAÇO URBANO-- OP1/ RA2. Conceitue:
(   ) Avanços tecnológicos
(   ) Cidades –
(   ) Comunicações- 
(   ) Desenvolvimento Sustentável
(   ) Economia informal –
(   ) Espaço Virtual.
(   ) Evolução do modo de vida
(   ) Explosão demográfica
(   ) Mobilidade espacial –
(   ) Periferias –
(   ) Políticas excludentes-
(   ) Redes –
(   ) Tipos de Transporte –
(   ) Urbanização –
( 1 ) Sede do Município
( 2 ) Lugar mais pobre ou favela, que fica nos arredores das cidades.
( 3 ) corresponde a transferência de populações das zonas rurais em direção às cidades.
( 4 ) Desenvolvimento ou transformação de idéias, costumes e hábitos na vida da população. Ex: antigamente as crianças brincavam nas calçadas e hoje isso é perigoso por causa do transito, da marginalidade, etc.
( 5 ) Grande crescimento da população.  Ocorre quando o crescimento populacional é maior que a capacidade do Estado suprir nas necessidades básicas dessa população.
( 7 ) São as atividades que estão à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem empregados registrados, sem contribuir com impostos. ex; camelôs, sacoleiras, etc.
( 6 ) è quando a população vai de um lugar para outro (emigração e imigração)
( 8 ) A velocidade de novas descobertas vem nos atropelando sem dar tempo de adaptação. Pessoas com  50 anos acompanharam a chegada da televisão, do telefone sem fio, do celular, do computador, da internet .
( 9 ) Por exemplo, o aluno de uma faculdade (pode até ter ganhado bolsa), mas, tem que trabalhar para se manter ou até ajudar a família. Resultado: muitos são excluídos dessa oportunidade. 
(10) Aeroviário, ferroviário, aquaviário
(11) procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.
(12) Sonoro: telefonerádio. Escrita: jornaisrevistasAudiovisualtelevisãocinema.
Multimídia: diversos meios simultaneamente. Hipermídia:  CD-ROMTV digital e internet, que aplica a multimídia.
(13) Conjunto de cidades interligadas pelo transporte e pela comunicação
(14) Endereço criado na internet.

TÓPICO -2. CIDADE E METRÓPOLE---OP2/ RA1 - Referente a urbanização, marque V ou F nas afirmativas abaixo.
 (   ) Hoje o espaço mundial é predominantemente urbano. Mas, durante muito tempo à população rural foi superior a urbana.
(   ) A mudança da população rural para urbana começou com o processo de industrialização iniciado
Com a Inglaterra
(   ) Nos países subdesenvolvidos de industrialização tardia, começou a partir da 2ª Guerra Mundial, com essa industrialização a urbanização tem se dado de forma anômala trazendo uma série de conseqüências indesejadas. 
(   )  Em países subdesenvolvidos, milhares de trabalhadores rurais são expulsos do campo por causa da mecanização ou da concentração  de terra, o que contribui com o aumento dos problemas urbanos porque as cidades não têm estrutura suficiente para receber esses trabalhadores, com isso aumentam as favelas,  a violência, faltam empregos, etc.
(   ) Nas metrópoles dos países desenvolvidos os problemas urbanos como violência, transito caótico, etc., também estão presentes.
(   ) Urbanização é o processo que resulta em especial da transferência de pessoas do campo para a cidade, ou seja, crescimento da população das cidades em decorrência do êxodo rural.                             
(   ) Um espaço é considerado urbanizado a partir do momento em que o percentual de população urbana for superior a rural.

TÓPICO -2 CIDADE E METRÓPOLE- OP2/RA1- .2.1- Identificar os fenômenos urbanos relacionados à metropolização
Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando o processo de metropolização
(1)  Rede urbana
(2)  Hierarquia urbana
(3)  Conurbação: 
(4)  Metrópole: 
(5)  Megacidade
(6)  Técnopolo
(7)  Cidade global
(8) Desmetropolização
(9) Verticalização
(10) Especulação imobiliária
(11)  Condomínios de luxo e favelas
(   ) centro urbano com mais de dez milhões de habitantes. Estão principalmente nos países subdesenvolvidos.
(   ) cidade principal ou cidade-mãe, a que possui os melhores equipamentos urbanos
(   ) crescimento urbano que se manifesta através da proliferação de edifícios. Valorização do solo urbano.
(   ) é uma cidade tecnológica, onde se desenvolvem pesquisas de ponta.
(   ) encontro entre duas ou mais cidades em virtude de seu crescimento horizontal. Regiões metropolitanas.
(   ) Segregação social e econômica das cidades. Áreas fechadas, protegidas e bem estruturadas, onde  mora a elite; e lugares  sem infra-estrutura, com tráfico de drogas, desemprego e pobreza, onde vive a classe baixa.
(   ) influência que exercem as cidades maiores sobre as menores.
(   ) Processo recente que faz com que as industrias se retirem dos grandes centros onde os custos de produção são maiores, e se dirijam para cidades médias onde é mais barato produzir.
(   ) Cidades  interligadas umas as outras através do  transporte e de comunicação, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações, etc.
(   ) Os proprietários de terrenos baldios no centro das cidades deixam estes lotes desocupados a espera de valorização, a conseqüências  é a formação de favelas. (crescimento horizontal)
(   ) são cidades que polarizam o país e servem de ligação entre o país e o mundo.

TÓPICO -2 CIDADE E METRÓPOLE- OP2/RA1
4ª Conferência das Cidades
Acontecerá com o objetivo de promover ações  para combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte. Esta é a missão do Ministério das Cidades, criado pelo presidente Lula em 1º de janeiro de 2003,   contemplando uma antiga reivindicação sociais de luta pela reforma urbana.
O Ministério das  cidades tem a  tarefa de assegurar o direito à cidade - garantindo que cada moradia receba água tratada, coleta de esgoto e de lixo, que cada habitação tenha em seus arredores: escolas, comércio, praças e acesso ao transporte público –
Os avanços e dificuldades para a efetiva implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - PNDU serão discutidos durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades, 2010, com o lema “CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E CONTROLE SOCIAL”. Esta conferência dá prosseguimento a 1ª Conferência Nacional das Cidades onde foi  criado o Conselho das Cidades que apontou quatro eixos temáticos que refletem os principais desafios para implantação desta política:
1-   “Criação e implementação de conselhos das cidades”
2- “Aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano”
3-“A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento”
4- “Relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano”.
Estes temas são a base da pauta da 4ª Conferência das Cidades e resultam das discussões da 1ª Conferência, centrada em políticas setoriais como habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial urbano. As questões em debate agora são ainda mais complexas e por isso exigirão maior parceria e engajamento das esferas federal, estadual e municipal.  Brasília, setembro de 2009.
           Sobre o texto acima responda:
               1-    Qual o objetivo da 4ª conferência das cidades?
               2-    Quem criou, quando foi criado e porque foi criado o Ministério das Cidades?
               3-    Qual a tarefa do Ministério das Cidades?
               4-    Qual o lema da 4ª conferencia das Cidades?
               5-    Quais são os quatro eixos temáticos que refletem os desafios de uma cidade democrática?
               6-    O que os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida – tem a ver com o  desenvolvimento urbano?
              7-    Qual a conseqüência da dificuldade de se conseguir a propriedade do solo urbano?
              8-    O que é política fundiária?
TÓPICO -3. TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE—OP4/ RA4
(   ) Território- 
 (   ) Territorialidade- 
(   ) Desterritorializados- 
(   ) Reterritorializados
(   ) Territórios fora da lei- 
(   ) espaço demarcado por relações de poder.
(   ) correlação de forças espacialmente delimitada e operando sobre uma área específica. São diversas formas de apropriação do território por grupos sociais que vão de vendedores ambulantes num determinado espaço urbano a territórios de contravenção como o tráfico de drogas.
(   ) trata-se grupos sociais ou indivíduos que se encontram marginalizados do processo socioeconômico /cultural/político. Estão desenraizados no lugar em que vivem, sem pátria, sem terra, sem casa. Isto não significa ausência de luta e conquistas. Ex: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras.
(   ) são os grupos sociais ou indivíduos que tentam, lutam, buscam desesperadamente conquistar e dominar um espaço/lugar onde possam recriar sua identidade. Isso acontece quando se conquista um território e ocorre a organização social, econômica, cultural e política dos que exercem seu domínio.
(   ) espaços demarcados por relações de poder paralelo que ameaçam a vida social regulada pelo poder democrático tais como os territórios das drogas, da prostituição, das máfias.

domingo, 27 de março de 2011

Atividades sobre TÓPICO- 11. Revoluções liberais: industrial, americana e francesa. Atividades de história para o 8º ano


      TÓPICOS- 11. Revoluções liberais: industrial, americana e francesa.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL teve início no séc. XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir, na Idade Moderna a indústria imperou.  A Inglaterra foi o 1º país a se industrializar, porque possuía grandes reservas de carvão mineral que era a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Possuía reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima do período. Possuía mão-de-obra em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ). A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também contribuiu para o pioneirismo inglês.
Avanços da Tecnologia- As máquinas à vapor revolucionaram o modo de produzir. A máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, mas baixou os preços e acelerou o ritmo de produção. Com a locomotiva à vapor (Maria fumaça) e o trem à vapor foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos. As condições de trabalho nas fábricas eram precárias. Péssima iluminação, abafada e suja. Os salários eram baixos, abusava-se do trabalho infantil e feminino, trabalhavam até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como(férias, 13º salário, auxílio doença, etc.)
Reação dos trabalhadores- Os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho. Houve movimentos violentos como o ludismo ("quebradores de máquinas") que era contrário à mecanização do trabalho, os ludistas invadiam fábricas e destruíam os equipamentos para protestar contra as condições de trabalho. Cartismo  exigia a inclusão política da classe operária. Teve como base a carta intitulada Carta do Povo, e enviada ao Parlamento Inglês. Nesse documento exigia-se: Sufrágio universal masculino(o direito de todos os homens ao voto); Voto secreto; Eleição anual; Igualdade entre os direitos eleitorais; Participação da classe operária no parlamento;
Conclusão- A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo  a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. 
1-     Sobre as razões da Inglaterra ter sido o primeiro país a se industrializar considere as alternativas corretas.
I- A Inglaterra foi o 1º país a se industrializar, porque possuía grandes reservas de carvão mineral.
II-  A Inglaterra foi o 1º país a se industrializar, porque possuía reservas de minério de ferro
III- A Inglaterra foi o 1º país a se industrializar, porque possuía mão-de-obra em abundância
IV- A Inglaterra foi o 1º país a se industrializar, porque a burguesia tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados.
São verdadeiras as afirmativas:
(a)   I e II                 (b) I, II e III               (c ) II, III, IV                        (d)  I, II, III, IV

2-     Sobre as condições de trabalho nas fábricas durante a 1ª Revolução Industrial, considere as verdadeiras:
I- Nas fábricas havia péssima iluminação, o local era abafado e sujo.
II- Os salários dos trabalhadores eram baixos.
III- Nas fábricas  os patrões abusavam do trabalho de crianças e mulheres.
IV- Nas fábricas os empregados trabalhavam até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões.
V- Nas fábricas os trabalhadores tinham direitos trabalhistas como(férias, 13º salário, auxílio doença, etc.)
São verdadeiras as afirmativas:
(a)   I e II  e V               (b) I, II , III  e V              (c ) II, III, IV                        (d)  I, II, III, IV

3-     Sobre as conseqüências da revolução Industrial marque a alternativa verdadeira:
(a)   Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo.
(b)   Aumentou o número de pessoas empregadas por causa da exigência de mão de obra nas fábricas.
(c)    O êxodo rural diminuiu porque muitas fábricas foram instaladas no campo.
(d)   Não influenciou na poluição ambiental porque naquela época não se poluía o ambiente
.                      4- Sobre a 1ª Revolução Industrial, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
(1)trade unions
(2) ludismo
(3) Cartismo 
(   ) Eram contrários a mecanização do trabalho
(   ) exigia a inclusão dos trabalhadores na política.
(   ) Invadiam as fábricas e quebravam as máquinas como protesto ás condições de trabalho.
(   ) Quebradores de máquinas
(   ) Queriam o voto para todos os homens.
(   ) Queriam o voto secreto.
(   ) Sindicatos
REVOLUÇÃO AMERICANA: Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela Inglaterra. Os ingleses usavam as colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais que não tenham na Europa, cobravam  impostos e taxas. Os ingleses começaram a colonizar os EUA no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização:
1-As Colônias do Norte : colonizada por protestantes, que fugiam das perseguições religiosas queriam  transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias, chamaram o lugar de Nova Inglaterra e implantaram a colônia de povoamento com: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo interno.2-As Colônias do Sul : sofreram colônia de exploração. Seguiam o Pacto Colonial. Era baseada no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.
Guerra dos Sete Anos- Aconteceu entre a Inglaterra e a França  as duas queriam territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos do norte. Com o aumento das taxas e impostos.
Leis criadas pela Inglaterra que prejudicaram os EUA, causando as revoltas pela independência: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa),  Lei do Selo ( todo produto deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).
Primeiro Congresso da Filadélfia foi feito para os colonos tomarem medidas diante do que estava acontecendo, não tinha caráter separatista, queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia. Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, e adotou mais medidas controladoras e restritivas como as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, a Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. Essas leis  geraram muita revolta influenciando o processo de independência.
Segundo Congresso da Filadélfia- Em 1776, os colonos se reuniram com o objetivo de conquistar a independência. Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência e declarou guerra. A Guerra de Independência foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha. George Washington se tornou o 1º presidente.
Constituição dos Estados Unidos- Em 1787, ficou pronta a Constituição dos EUA com  características iluministas.Garantia a propriedade privada,manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

5-     Sobre o texto acima marque V ou F.
a)     (   ) Revolução Americana foi o nome dado ao processo de independência dos EUA.
b)     (   ) Os EUA foram colonizados(dominados) pela Inglaterra. (daí o idioma inglês) 
c)     (   ) A guerra dos 7 anos aconteceu entre Inglaterra  e França. Foi uma disputa por terras dos EUA.
d)     (   ) As leis e impostos criados pela Inglaterra acabaram influenciando na perda da sua principal colônia (EUA)
e)     (   ) Durante o 2º Congresso de Filadélfia foi decidido a Independência dos EUA.
f)      (   ) Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos EUA
g)     (   ) George Washington foi o 1º presidente dos EUA.
h)     (   ) Os EUA se tornaram Independentes em 4 de julho de 1776.
i)      (   ) A constituição dos EUA teve ideais Iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade, mas manteve a escravidão.
             6-     Numere (1) para colônia de exploração e (2) para colônia de povoamento
 (   )minifúndio(pequena propriedade)
 (   ) colonizada por protestantes
(   ) Nova Inglaterra
(   ) Sul dos EUA e toda América Latina
(   ) baseada na exploração agrícola e mineral
(   ) trabalho escravo
 (   ) latifúndio(grande propriedade)
(   )queriam prosperar o lugar
(   ) produção para consumo interno
(   ) baseada no comércio
(   ) trabalho livre
(   ) policultura
(   ) Norte dos EUA
(   ) produção para exportação.
(   ) pacto colonial.
(   ) monocultura

Revolução Francesa
Os franceses do séc. XVIII viviam uma situação de extrema injustiça social. A França era uma monarquia absolutista (o rei controlava a economia, a justiça, a política e até a religião dos súditos. Não existia democracia ( os trabalhadores não votavam)
Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão) ou condenados à guilhotina. A sociedade era estratificada e hierarquizada. A  Revolução Francesa começou em 1789 quando o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo foi a Bastilha. A Queda da Bastilha marcou a revolução. O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Durante a revolução  grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real( rei Luis XVI e Maria Antonieta) foi capturada e guilhotinada. O clero teve os bens( da igreja) confiscados.
Em 1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os direitos feudais e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que  garantia direitos iguais aos cidadãos, além de participação política para o povo.
 A Revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou. Por outro lado, a burguesia conduziu   o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas. A Revolução  influenciou com seus ideais iluministas a independência  de alguns países da América Espanhola e a Inconfidência Mineira no Brasil.

D40 - Compreender a importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.
7- A principal conseqüência da revolução francesa foi:
(a)A promulgação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que  garantia direitos iguais aos cidadãos, além de participação política para o povo.
(b) A queda da Queda da Bastilha que marcou o início da Revolução.
(c ) A criação do lema  "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
(d) A  família real( rei Luis XVI e Maria Antonieta) capturada e guilhotinada.

8- De acordo com o texto acima pode- se inferir que:
(a) A revolução Francesa influenciou a Independência do Brasil.
(b) A revolução Francesa foi um movimento de elite sem participação popular.
(c ) A revolução Francesa foi um movimento pacífico que exigia maior participação do povo na política.
(d)A revolução Francesa desprezou os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, pois seus líderes guilhotinaram o rei.



             TÓPICOS 12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de contestação e reorganização da relação metrópole-colônia.
PERÍODO JOANINO: No começo do séc. XIX , a França passava por uma revolução combatida  pela Europa, principalmente Inglaterra. Para superar as dificuldades, Napoleão proibiu que qualquer nação comercializasse com os britânicos( bloqueio Continental). Com isso, enfraqueceria seus rivais e poderia conquistar novos mercados. No entanto, várias nações da Europa dependiam da indústria inglesa e descumpriram a exigência de Napoleão e este, por sua vez, invadiu esses países, o governo português temia que Napoleão dominasse o território lusitano e suas possessões coloniais. Então o príncipe regente Dom João VI transferiu a família real para o Brasil com auxílio das tropas britânicas.
A  mãe de D. João, D. Maria I faleceu e ele tornou-se rei. Passou a ser chamado de D. João VI, rei do Reino Unido a Portugal e Algarves.
Uma das principais medidas de D. João foi abrir o comércio brasileiro aos países amigos de Portugal. A principal beneficiada foi a Inglaterra, que teve vantagens comerciais e dominou o comércio brasileiro. Com isso, as mercadorias inglesas inundaram a economia nacional e impediram o desenvolvimento da indústria local. Os grandes proprietários da colônia foram beneficiados com a ampliação das liberdades comerciais, pois aumentou os lucros obtidos com a comercialização dos gêneros agrícolas com as nações da Europa. Nesse sentido, a administração joanina ganhou sustentação política. Outras medidas tomadas por D. João foram:  estímulo a indústrias brasileira, construção de estradas, cancelamento da lei que proibia fábricas no Brasil, criação do Banco do Brasil e instalação da Junta de Comércio,  Museu Nacional,  Biblioteca Real,  Escola Real de Artes e o Observatório Astronômico. Vários cursos foram criados (agricultura, cirurgia, química, desenho técnico, etc.) Os franceses ficaram em Portugal  poucos meses, pois o exército inglês derrotou as tropas de Napoleão. Em 1820, ocorreu a Revolução do Porto e os revolucionários  exigiram o retorno de D. João VI para Portugal. Pressionado D. João VI voltou, deixando em seu lugar, no Brasil, o filho D. Pedro como príncipe regente. Pouco depois, D. Pedro tornou-se imperador com a Independência do Brasil (7 de setembro de 1822).
1-     De acordo com o texto qual a principal causa da transferência da corte para o Brasil?
(a)   O Bloqueio Continental e a ameaça de invasão francesa a Portugal.
(b)   O falecimento de D. Maria (a Louca) e a necessidade de se unir Portugal á colônia brasileira.
(c)    A necessidade de se povoar o Brasil já que D. Pedro tornou-se imperador com a Independência do Brasil

2-     Marque X no acontecimento que marcou o fim do Período Joanino no Brasil
(a)    Retorno de D. João VI para Portugal, por causa da revolta do Porto
(b)   Proclamação da Independência do Brasil por D. Pedro I.
(c)    Bloqueio Continental, decretado por Napoleão Bonaparte.

Atividades sobre Expansão econômica européia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI. Tópico 7



                          TÓPICOS - 7. Expansão econômica européia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI.
                     SOBRE AS GRANDES NAVEGAÇÕES E DESCOBRIMENTOS MARÍTIMOS, relacione a 2ª coluna com a 1ª
Contexto Histórico  
(1)- os europeus estavam em busca de especiarias  como...                                 
(2)- Portugal foi o 1º, o pioneiro, das grandes navegações porque tinha...            
(3)- Na Escola de Sagres os portugueses realizavam...                                                                   
   
(4)- Para Portugal sair para as grandes navegações teve apoio dos...
Planejamento das Navegações
(5)– Para se navegar pelo oceano era necessário ter conhecimento de. .
(6)- Para a saída de Portugal para as navegações foi importantíssimo o desenvolvimento de Instrumentos de navegação como... 
(7)- Naquela época marcada pelo medo da Idade Média os europeus tinham que enfrentar desafios como...
“Descobrimentos” de Portugal
(8)- Vasco da Gama (1498) - Chegou as ...
(9)- Cabral (1500) – Chegou ao...
  
(10)- Portugal teve lucros fabulosos com o comércio de especiarias por isso se tornou a maior ...
“Descobrimentos” da Espanha
(11)- Cristovão Colombo chegou à... 
(12)- O projeto da Espanha era chegar às Índias, navegando para o Oeste e isso fez com que provassem que ...
(13)- Quando os Portugueses chegaram houve um encontro de culturas (“choque cultural”) entre ...
A Guerra de Conquista
(14)-
  Os primeiros contatos dos portugueses com os indígenas foi .. 
(15)- Os espanhóis usaram como armas na conquista...
 (16)- Objetivo da Espanha na conquista era... 
(   ) (cravo, canela, pimenta, noz-moscada)
(  
 ) caravelas, experiência, dinheiro e unificação no país.
(   ) a Terra era redonda e não plana como se imaginava.
(   ) América em 1492.
(   ) armas de fogo e transmissão de doenças,
(  
 ) roubar o ouro e as terras dos Incas, Maias e Astecas   
(   ) astrolábio, bússola e as caravelas.
(  
 ) o medo do desconhecido, medo de monstros (imaginário), o pensamento de que a terra era plana.
(   ) Astronomia, porque usava-se os astros como meios de orientação.
(   ) Brasil  de passagem para as Índias (viagem de reconhecimento)
(  
 ) potência econômica da época ( o país mais rico)
(   ) de forma  amistosa e amigável.
(   ) estudos náuticos
(   ) europeus X Indígenas. Os índios foram dizimados.
(   ) Índias - contornando a África
(   ) reis que queriam mais impostos e da Igreja Católica que queria mais fiéis. 

              TÓPICO 8. O “sistema colonial” e a realidade efetiva da colonização: política metropolitana versus diversificação  econômica e interesses locais. TÓPICO - 9. A agromanufatura do açúcar e a escravidão.
            Encontre na coluna 2 as respostas para as perguntas da coluna 1 e numere de acordo:
A Conquista do Brasil
(1) Quando Portugal chegou ao Brasil?
(2) Como foi o 1º contato entre portugueses e índios?
(3) Qual foi a primeira ação dos portugueses  aqui no Brasil?
As nações indígenas em 1500
(4) Qual foi a primeira tribo indígena que os portugueses tiveram contato?
(5) Além dos tupis guaranis que outras tribos indígenas existiam no Brasil?
(6) Que tribo indígena despertava mais medo nos portugueses porque eram canibais?
 
(7) Depois do reconhecimento que ações os portugueses praticaram contra os
   indígenas?
A Exploração do pau-brasil
(8) Que povo foi usado como mão de obra para a extração do pau Brasil
 
(9) Os índios recebiam salário para trabalhar na extração do pau Brasil?
 
(10) Porque a arvore de pau Brasil despertou o interesse econômico de Portugal?
A colonização necessária
(11) Porque os portugueses tiveram que se mudar para o Brasil?
(12) O que foi o sistema de capitanias hereditárias que e para que serviria?
 Fase do  Açúcar
(13) Porque 
 a produção de cana de açúcar foi escolhida para ser cultivada na época da povoação do Brasil? 
(14) Que tipo de mão de obra foi usada na produção da cana de açúcar?
(15) O que era a  Casa-Grande?  
(16) O que era a senzala? 
A Vida do escravo 
(17) Como era o trabalho escravo?
(18) Como os africanos reagiram a escravidão?
(19) Qual foi o principal quilombo?
(   ) Em 22 de abril 1500 (Porto Seguro – BA)
(  
 ) Apenas trocaram sorrisos e presentes.
(   ) Fixaram a bandeira de Portugal e – rezaram a 1ª Missa no Brasil
(   ) A tupi-guarani.
(   )  Tupi-guarani, Jê, aruaque, Cariba, charrua,pano, tucano e outros
(   ) Tupinambas
(   ) Exploração, violência, escravidão e assassinatos.
(   ) Os índios.
(   ) Não, trabalhavam em troca de quinquilharias. Trocava o pau Brasil por bugigangas (escambo)
(   ) Porque dela se extraia uma tinta vermelha que era valiosa na Europa e também podia se construir embarcações, móveis etc.
(   ) Por causa da  ameaça de invasões estrangeiras que também queriam dominar o território brasileiro?
(   ) Foi a distribuição de lotes de terra para facilitar a colonização do Brasil.
 ) Porque tinha  alto valor comercial na Europa
(  
 ) Mão-de-obra escrava africana
(  
 ) Era a habitação do senhor de engenho e sua família
(   ) Era a habitação do escravo.
(   ) Era de muito trabalho sem remuneração, castigos físicos e tratamento desumano
(   ) Fugindo, fazendo revoltas e formando quilombos, etc.
(   ) Quilombo dos Palmares – liderado por Zumbi
              TÓPICO - 9. A agromanufatura do açúcar e a escravidão.
                SOBRE   A economia e a sociedade açucareira colonial, relacione a 2ª coluna com a 1ª
A economia colonial
(1) A base da economia colonial era o ...
( 2) O senhor de engenho era um...
(3) A mão de obra utilizada na produção de cana de açúcar era a...
(4) O objetivo da produção de cana de açúcar era...
(5) Durante a economia açucareira também se destacou a produção de...
(6) As plantações ocorriam no sistema de plantation, que, eram...
(7) O Pacto Colonial imposto por Portugal estabelecia que...
A sociedade Colonial
(8) A sociedade no período do açúcar era marcada pela grande diferenciação social, assim dividida...
(9) Era uma sociedade patriarcal, porque...
(10) As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participação política, seu trabalho era apenas...
(     mão-de-obra africana escrava
(    ) fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar.
(    ) tabaco e algodão.
(   ) a venda do açúcar para o mercado europeu que era muito lucrativo.
(   ) cuidar da casa e dos filhos.
(   ) grandes fazendas produtoras de um único produto, utilizando mão-de-obra escrava e visando o comércio exterior.Monocultura.
(   ) o Brasil só podia fazer comércio com a metrópole(Portugal).
(   ) o senhor de engenho exercia um grande poder em toda sociedade como se fosse o pai de todos.
  no topo da sociedade, com poderes políticos e econômicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, a camada média de trabalhadores livres e funcionários públicos. E na base estavam os escravos de origem africana.
              TÓPICO - 10. A economia e a sociedade mineira colonial: dinamismo econômico e diversidade populacional
               SOBRE   A economia e a sociedade mineira colonial, relacione a 2ª coluna com a 1ª
O Ciclo do Ouro: século XVIII 
(1) Após a descoberta do ouro, qual foi a ação do rei de Portugal?
(2) Como estava a economia açucareira na época da descoberta do ouro?
(3) O que foi o quinto?
(4) O que eram as casas de fundição?
(5) Onde foi descoberto ouro? (região das Minas)
(6) O que foi a "corrida do ouro" ?
(7) Quem abastecia as minas de alimentos e outros produtos que não eram produzidos nas minas?
(8) Com o desenvolvimento das minas começou a urbanização da região com o surgimento das...
(9) O principal artista plástico do Brasil colonial e um dos principais até hoje foi...
As cidades mais importantes da região mineradora foram...
(10) Para acompanhar o desenvolvimento da região sudeste, a capital do país foi transferida de Salvador para ...
Revoltas Coloniais e Conflitos
(11) As revoltas coloniais aconteceram por causa   da...
(12) Quais foram as revoltas da colônia?
(13) O que foi a Guerra dos Emboabas?
(14) O que foi a Revolta de Filipe dos Santos?
(15) O que foi a  Inconfidência Mineira?
(   ) Aleijadinho.
(   ) cidades.
(   ) era onde eles derretiam o ouro e marcavam com o símbolo do rei para evitar o contrabando.
(   ) era um imposto cobrado pela coroa portuguesa e correspondia a 20% de todo ouro encontrado na colônia. Este imposto era cobrado nas Casas de Fundição.
(   ) estava em decadência por causa da concorrência holandesa, o comércio de açúcar passava por uma fase de declínio.
(   ) exploração exagerada da metrópole sobre a colônia (abusos de Portugal sobre o Brasil)
(   ) Foi o conflito entre os bandeirantes (paulistas vicentinos) que queriam exclusividade na exploração do ouro nas minas contra os portugueses (apelidados emboabas- forasteiros) que também queriam explorar.
(   ) Foi uma revolta liderada por Tiradentes, onde os inconfidentes mineiros queriam a libertação do Brasil de Portugal. O movimento foi descoberto pelo rei de Portugal e os líderes condenados.
(   ) Foi uma revolta ocorrida em Vila Rica que representou a insatisfação dos donos de minas de ouro com a cobrança do quinto e das Casas de Fundição. O líder Filipe dos Santos foi preso e condenado a morte pela coroa portuguesa.
(   ) Guerra dos Emboabas, Revolta de Filipe dos Santos e Inconfidência Mineira 
(   ) Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
(   ) o Rio de Janeiro.
(   ) os tropeiros, pois eles eram responsáveis pelo abastecimento de animais de carga, alimentos (carne seca, principalmente) e outros mantimentos.
(   ) Procurando trabalho na região, desempregados de várias regiões do país partiram em busca do sonho de ficar rico da noite para o dia.
(   ) tratou de organizar sua extração, porque estava interessado nesta nova fonte de lucros.
(   ) Vila Rica (atual Ouro Preto), Diamantina e Mariana.

Avaliação de História 6º ano Ensino Fundamental

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