quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividades sobre Agenda 21 Tópico 19 EF




Colora a imagem e escreva 10 maneiras de se proteger a biodiversidade.





A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente,como as outras poluições,mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de obras,  transporte,etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas,como: Insônia;· Estresse· Depressão· Perda de audição· Agressividade· Perda de atenção e concentração· Perda de memória· Dores de Cabeça· Aumento da pressão arterial· Cansaço· Gastrite e úlcera· Queda de rendimento escolar e no trabalho· Surdez . A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som).Nível de ruído:- torneira gotejando (20 db)- música baixa (40 db)- conversa tranqüila (40-50 db)- restaurante com movimento (70 db)- secador de cabelo (90 db)- caminhão (100 db)- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)- tiro de arma de fogo próximo (140 db). 7 de maio o Dia do Silêncio.- Para medir o nível de ruído usa-se o decibelímetro.                                                                                                                                   Poluição das águasAs principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos. através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.Por isso, os governos, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil.Problemas gerados pela poluição das águas :cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável,por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano, Como solução para os problemas dos recursos hídricos , foi realizado no Japão,2003, o III Fórum Mundial de Água.Foram aprovadas medidas  de preservação dos recursos hídricos.Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte , alguns desafios devem ser  superados: o atendimento das necessidades básicas da população,a proteção dos ecossistemas e mananciais,a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.                                              Poluição do ar: Começou com a  Revolução Industrial..As grandes cidades sofrem os efeitos dessa poluição São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo(gasolina e diesel)  A queima destes produtos lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis  geram a energia que  alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil.Esta poluição tem gerado doenças respiratórias(a bronquite, rinite alérgicaalergias e asma) .E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos. O clima também é afetado ,está aumentando a temperatura do planeta

Complete a cruzadinha abaixo de acordo com as informações acima 


 

 Ainda segundo o texto Diversos tipos de poluição, responda:
2- Marque
(1) para problemas da poluição sonora
(2) para problemas da poluição das águas 
(3) para problemas da poluição do ar
(   ) Dores de Cabeça  
(   )Pessoas não têm acesso à água potável 
(   ) alergias e asma                                                        
(   ) diarréia           
(   )aquecimento global                                              

(   ) Estresse        
(   ) Perda de atenção e concentração                     
(   ) hepatite e febre tifóide     
(   ) Cansaço 
(   ) chuva ácida 
3- Segundo o  Forum Mundial da Água,que desafios devem ser superados para que a água não falte?




O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes de a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organização Internacional para Padronização) e  criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente.
Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.
Atividades:1)O que é ISO 14000?
2) O que significa a sigla ISO?
3) Para que foi criada a ISO14000?
4)O que uma empresa tem que fazer para receber o certificado ISO?
5)Por que esse certificado é importante?
6)Na sua opinião por que uma empresa com certificado ISO ganha a concorrência com produtos de uma empresa que não tenha o certificado?



Extinção de animais - Com a redução das florestas e o tráfico de animais silvestres,muitas espécies de animais estão entrando em extinção.Milhares de espécies animais foram extintas nos últimos cem anos e, muitas delas, poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para doenças.O relatório Planeta Vivo aponta uma grande diminuição de espécies entre 1970 a 1995. 35% dos animais de água doce e 44% das espécies marinhas foram extintos.Um quarto das espécies conhecidas ,hoje,estão ameaçadas de extinção. Entre estes:o panda gigante,o elefante, o cervo-da-tailândia, o cavalo selvagem da Europa, o bisão da França, a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango, etc.Entre os vegetais, podem desaparecer as orquídeas,do México, e as bromélias da Am. e Áf.No Brasil: ararinha, arara-azul,Cachorro-vinagre,Cervo-do-Pantanal,jaguatirica,lobo-guará,mono-carvoeiro,mico-leão-douradoonça-pintada, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, veado-campeiro,etc.As regiões que concentram o maior nºde animais em vias de extinção:são:as florestas africanas, Cordilheira dos Andes, Mata Atlântica e Cerrado Brasileiro.
Atividades:
1)Quais as principais causas da extinção de animais?
2)Em que região estão a maioria dos animais ameaçados de extinção?
3)Quais são os animais brasileiros que estão ameaçados de  extinção?
4)Porque você acha que 35% dos animais de água doce e 40% dos animais marinhos foram extintos justamente no período de 1970 até 1995?

  
A água - O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. Aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
ATIVIDADES:
1-O que pode causar a escassez de água potável?
2- De acordo com o texto, quem mais sofre com a escassez de água potável?
3- Que lugares do globo mais sofrem com a falta de água potável?
4- Porque o consumo de água aumentou entre os anos de 1990 e 1995?
5-Quanto % da água do planeta é doce?
6- A que lugares o  texto se refere quando diz que a água doce é acessível.
7- Que lugares inacessíveis a água doce também pode ser encontrada?




Biodiersidade (bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta.
A biodiversidade pode ser subdividida em três níveis:
1º diversidade genética: que corresponde a diversidade dos genes numa espécie (diversidade intra-específica);
2º diversidade específica: é a diversidade das espécies animais e vegetais;
3º diversidade ecossistêmica: que corresponde à diversidade dos ecossistemas presentes em nosso planeta.
- Em  2010 foi comomorado o Ano Internacional da Biodiversidade?
Atividades:
1-O que significa biodiversidade?
2- O que é a biodiversidade na genética?
3- O que é a biodiversidade específica?
4- O que é a Biodiversidade ecIossistémica?
Encontre no diagrama palavrRas referentes a destruição da Biodiversidade ( 9 PALAVRAS)


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Desequilíbrio Ecológico --
A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico. O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Causas--A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.
Ex:Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies.

ATIVIDADES:
1-    Quando acontece o desequilíbrio ecológico?
2-    Quem  provoca o desequilíbrio ecológico?
3-    Que ações provocam o desequilíbrio ecológico?
4-    Sabemos que o desequilíbrio ecológico provoca reação em cadeia então, observe o exemplo de desequilíbrio ecológico dado no texto pesquise outro e copie aqui.





Atividades sobre direitos humanos, cidadania, constituição (PAV) Revolução Francesa

PARTE 1: DIREITOS HUMANOS
Capitulo 1: A cidadania (6º ano)
Objetivo: Reconhecer permanências e transformações relativas ao conceito de cidadania
Conteúdo:
Conceito de cidadania
Cidadania na antiguidade: Grécia e Roma
O cidadão moderno
Desenvolvimento:
Grécia Antiga,
 Império Romano,
 Revolução Francesa.



              INICIANDO O TRABALHO
CONSTITUIÇÂO DO BRASIL: ”ART 14” (BRASIL, 1988).
“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:
I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II - facultativos para:
a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
§ 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.
§ 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o pleno exercício dos direitos políticos;
III - o alistamento eleitoral;
IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
V - a filiação partidária;
VI - a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
d) dezoito anos para Vereador.
          
Atividades:
1- A Constituição do Brasil – em seu artigo 14 – oferece as informações acima. Veja e responda as questões abaixo:
a)     Qualquer pessoa pode ocupar o cargo de prefeito ou existem restrições?
b)    Quem pode votar para prefeito e vereador?
c)     Que restrições são feitas aos analfabetos? Por que se diz que ele não é um cidadão pleno?
d)    Qual a idade mínima para uma pessoa se candidatar aos cargos  políticos?
e)     Quais são as condições para uma pessoa se tornar elegível?
f)     O que é voto facultativo e que pessoas se beneficiam dessa lei?

CIDADANIA:
Cidadania [latim civitas, significa "cidade"], é um conjunto de liberdades e obrigações políticas, sociais e econômicas ao qual um cidadão está sujeito em relação à sociedade em que vive.Cidadão "[De cidade + -ão], indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. (Dicionário Aurélio)".
1-. O conceito de cidadão grego – a partir do ano 594 a.C. - associa-se ao modelo de organização política ateniense no qual os nascidos em seu território tinham a prerrogativa de participar diretamente das decisões políticas da cidade. Esta fórmula, entretanto, não entendia como iguais todos os moradores daquela cidade-estado restringindo a cidadania aos homens livres. Em Roma o termo cidadão não apresentava o mesmo principio de igualdade observada na Grécia existindo uma separação de ordem social reservando aos chamados patrícios o direito de ocupar cargos de governo.                                                                                                                                                2-. O cidadão moderno – A partir do enfraquecimento do estado absolutista observaremos a idéia de cidadania associada ao principio da igualdade entre as pessoas ao contrário do fundamento de privilégios característica dos regimes monárquicos europeus até o final do século XVIII. A idéia de igualdade, presente, sobretudo no chamado pensamento iluminista, nasce amparada nos princípios do liberalismo econômico baseada, portanto, na ação do indivíduo em busca das melhores condições para a sua sobrevivência.
3-. O termo cidadania, em nossos dias, está associado ao exercício pleno dos direitos políticos, econômicos e sociais da pessoa cuja aplicação está associada diretamente a forma de organização do estado.



1-     Sobre o texto acima marque as afirmativas verdadeiras.
a)     -----------Em Atenas todos os moradores da cidade eram considerados cidadãos.
b)    -----------Em Roma só os patrícios tinham direito de ocupar cargos políticos.
c)     ----------O termo cidadania associado a igualdade de direitos só surgiu com o pensamento iluminista, no mundo moderno.
d)    ------------Hoje cidadania está associado ao exercício de todas as formas de direito(político, econômico e social)
2-     Você acha que o povo brasileiro realmente tem seus direitos políticos, econômicos e sociais assegurados? Justifique?




DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM  E DO CIDADÃO
I - Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos; as distinções sociais não podem ser fundadas senão sobre a utilidade comum.
II - O objetivo de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem; esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
III - O princípio de toda a soberania reside essencialmente na razão; nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane diretamente.
IV - A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique a outrem. Assim, o exercício dos direitos naturais do homem não tem limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos; seus limites não podem ser determinados senão pela lei.
V - A lei não tem o direito de impedir senão as ações nocivas à sociedade. Tudo o que não é negado pela lei não pode ser impedido e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordenar.
VI - A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos.
VII - Nenhum homem pode ser acusado, detido ou preso, senão em caso determinado por lei, e segundo as formas por ela prescritas. Aqueles que solicitam, expedem ou fazem executar ordens arbitrárias, devem ser punidos; mas todo cidadão, chamado ou preso em virtude de lei, deve obedecer em seguida; torna-se culpado se resistir.
VIII - A lei não deve estabelecer senão penas estritamente necessárias, e ninguém pode ser punido senão em virtude de uma lei estabelecida e promulgada ao delito e legalmente aplicada.
IX - Todo homem é tido como inocente até o momento em que seja declarado culpado; se for julgado indispensável para a segurança de sua pessoa, deve ser severamente reprimido pela lei.
X - Ninguém pode ser inquietado por suas opiniões, mesmo religiosas, contanto que suas manifestações não perturbem a ordem pública estabelecida em lei.
XI - A livre comunicação dos pensamentos e opiniões é um dos direitos mais preciosos do homem; todo o cidadão pode, pois, falar, escrever e imprimir livremente; salvo a responsabilidade do abuso dessa liberdade nos casos determinados pela lei.
XII - A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública; essa força é então instituída para vantagem de todos e não para a utilidade particular daqueles a quem ela for confiada.
XIII - Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, uma contribuição comum é indispensável; ela deve ser igualmente repartida entre todos os cidadãos, em razão de suas faculdades.
XIV - Os cidadãos têm o direito de constatar, por si mesmos ou por seus representantes, a necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente e de vigiar seu emprego, de determinar sua quota, lançamento, recuperação e duração.
XV - A sociedade tem o direito de pedir contas de sua administração a todos os agentes do poder público.
XVI - Toda a sociedade na qual a garantia dos direitos não é assegurada, nem a separação dos poderes determinada, não tem constituição.
XVII - A propriedade, sendo um direito inviolável, e sagrado, ninguém pode ser dela privado senão quando a necessidade pública, legalmente constatada, o exija evidentemente, e sob a condição de uma justa e prévia indenização.





Capitulo 2: Direitos Sociais e Econômicos  (6º ano)
Objetivo: Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posteridade e simultaneidade.
Conteúdo:
-- O povo não é único
– As diferenças de classe
-- Os direitos sociais e econômicos
Desenvolvimento::
 O movimento operário do século XIX, as revoluções de 1917(Rússia), 1959 (Cuba) considerando o tratamento que os governos revolucionários dispensaram a idéia de propriedade.
                   Iniciando o trabalho:


ATIVIDADES SOBRE A HISTÓRIA DE BOA ESPERANÇA


BOA ESPERANÇA                                                                                                                                                                            História
A história de Boa Esperança está ligada diretamente à história dos bandeirantes. E tudo começou no século XVIII, quando os bandeirantes portugueses desbravavam florestas atrás de ouro das Minas Gerais.
No século XVIII, faiscadores de ouro da região de São João Del Rey  aventurando-se na mineração, atingiram a região, João de Souza Pinto Bueno, parente do bandeirante Bartolomeu Bueno (neto do Anhanguera), que procurava  ouro, adentrou pelas matas e ao chegar às margens do Córrego de Ouro, montou acampamento, O Capitão-Mor de Milícias José Álvares de Figueiredo e seu amigo Constantino de Albuquerque, chegaram ao acampamento de João de Souza Pinto Bueno, no Córrego de Ouro, que abriu para eles o caminho pela floresta até o Ribeirão de São Pedro.  O Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo era português, se estabeleceu naquelas terras, adquirindo os terrenos que transpusera desde o córrego da Capitinga, bem como os que se avistavam ao longo da serra (Serra da Boa Esperança). A coroa concedeu a dita sesmaria ao Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo, de acordo com a legislação então vigente, para conseguir esta sesmaria, deveria já estar de posse da mesma há, pelo menos, dois anos completos, para só então, receber a terra.
Cronologia
1804 O Padre Cleto e algumas famílias chegaram ao povoado. Os proprietários de terras da região: Francisco José da Silva Serrote e José Meireles de Matos, proprietários do Serrote, dos Meireles, do Mombó, das Cardosas, do Leitão, e Manoel de Barros, proprietário do Barro, doaram terras para o patrimônio do povoado denominado Freguesia do Pântano e iniciaram a construção da Capela de N.S. das Dores.
1813 –  o povoado tornou-se Freguesia, tendo sido suprimido de seu nome a palavra Pântano, substituída por Boa Esperança, inspirada na Serra. Passou a chamar-se Dores da Boa Esperança.
1814 - Instalação da Freguesia de N.S. Dores, sendo nomeado  o 1º párocoPadre José Francisco Morato.
1822 – Morre o fundador da cidade, Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo.
1855 Os limites da cidade estão firmados entre o Córrego dos Pintos, do Caxambu, do Servo e o Rio Grande.
1868 - desmembrou-se do Distrito de Três Pontas, instalando-se a Vila de Dores de Boa Esperança.
1869 - 15 de outubro  que elevou a Vila à categoria de Cidade: Dores de Boa Esperança.
1907 -  Invasão de gafanhotos produzindo devastação./1911 - Canalização da água na cidade.
1918 - Epidemia da Gripe espanhola trazida pelo Circo Tak-Shawa. / Instalação do ponto de socorro.
1919 - Chega à cidade o primeiro automóvel ./1920 - Instalação de energia elétrica na cidade.
1937 - Construção do Cemitério Municipal /1939 - Mudança de nome: Dores de Boa Esperança para Boa Esperança.
1945 - Volta dos Soldados Dorenses que lutaram nos campos da Itália contra a Alemanha na 2ª Guerra Mundial.
1953 - Inauguração da Rodoviária. Parte do município é desmembrado com a emancipação de Ilicínea.
1999 – o  Papa João Paulo II, elevou a antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores a Basílica Menor,
2002 – Solene Instalação da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, 1º  Monsenhor Victor Vieira .
2007 -  Criação do Parque Estadual da Serra da Boa Esperança, com 5.873,9960 hectares de área.
2010 -  Parque Estadual da Serra da Boa Esperança pega fogo. 500 hectares foram queimados.
Geografia -Altitude máxima: 1392 m (Serra da Boa Esperança) Altitude Média: 775 m (Beira Lago)
Temperatura Média Anual: 27°C / Clima: tropical de altitude/ RelevoOndulado e Montanhoso
Comunidades Rurais: Sapezinho, Rancharia, Barro Preto, Lagoinha, Córrego do Ouro, Felícias
Praças: Pça.Coronel Neves (Jardinzão);Pça. Drº Joaquim Vilela(Jardinzinho);Pça. da Cx. D'água; Pça.da Rodoviária
Distâncias – BH 283 km ,SP 390 km,  RJ 460 km Alfenas: 62 km- Lavras: 71 km- Santana da Vargem: 14 km- Três Pontas: 28 km
- Varginha: 56 km- Pouso Alegre: 165 km
Sistema viário - BR 369/ MG 167/  BR 381 (Rod.Fernão Dias)
Recursos Hídricos -Rios e córregos – Rib.São Pedro/Ribeirão das Três Pontas/Ribeirão Marimbondo/Ribeirão Maricota. Represa de Furnas -1ª Usina Hidrelétrica de Furnas Centrais Elétricas, na bacia do Rio Grande.
Bairros - Centro, Beira Lago, Nova Era, Belvedere, Alvorada, Vila Belém, Sinara,Jardim das Acácias,Maringá,Centenário,Jardim Progresso, São Sebastião, Alvorada,Santa Cruz, Magnólias,Geraldo Freire, Aguinha,Sagrado Coração de Jesus ou Vila do toco,Nova Esperança,Bela Vista, Novo Horizonte, Sol Nascente, Eldorado,Santa Rita,Cristo Rei ou Kardeck,Jardim Primavera, Marconi,Frederico Ozanan,Jardim Aeroporto,Vista Bonita,Jardim das Palmeiras, Santa Terezinha ou Vila Neusa.
Economia - agro-pastoril e centro produtor de café.Agricultura:  arroz, alho, batata-inglesa, feijão, milho, café, cana-de-açúcar, mandioca, soja, tomate e frutas, Pecuária: rebanho leiteiro e de corte, suinocultura e a avicultura
Fauna - diversas espécies de aves comoGarçaIrerêGavião-carijóSaracuraFrango-d'águaQuero-queroAsa-branca, AnuCoruja-do-matoJoão-de-barroBem-te-viTico-tico,  Pássaro-preto, Mamíferos silvestres como: lobo guará, capivara, paca, garça, macaco, irerê, biguá (pássaro), onça, tamanduá, pica pau, mico estrela, tucano, macaco mono-carvoeiro, seriema, tatu, veado, Vegetação:Flora: é abundante constituída de matas (sucupira, jacarandás, jatobás e outras), cerrados
Festas -Campeonato Brasileiro de Jet Sky – FINAL /Carnaval (carnaboa / carnaval na boa) / Festival Nacional da Canção (O Maior Festival de Música do Brasil) / Dia da Padroeira, Nossa Senhora das Dores/ Aniversário da cidade.
Filhos ilustres - Newton Freire Maia - cientista e geneticista, Rubem Alves - educador
Nelson Freire – pianista, Dom Dimas Lara Barbosa - Bispo da CNBB
Localização:Sul de MG, na micro região do Baixo Sapucaí, as margens do Lago de Furnas. Área  620 Km2
Limites:- Ao norte: Guapé- Ao sul: Coqueiral, Campo do Meio, Campos Gerais, e Santana da Vargem/- A leste: Cristais e Aguanil- A oeste: Ilicínea e Carmo do Rio Claro.
Aspectos humanos:Etnia: o povo Esperancense tem sua etnia semelhante às demais regiões do país, entretanto a miscigenação de portugueses, Italianos, Africanos e Alemães formam características do povo de Boa Esperança
Nomes de Boa Esperança: Dores do Pântano – pela devoção do capitão José Alves de Figueiredo a N.S. das Dores, Padroeira da cidade, e pela característica pantanosa do terreno onde se fixaram as primeiras casas.
 Dores da Boa Esperança – religiosidade dos nossos antepassados e toda a esperança que depositaram nesta boa terra.
Finalmente, Boa Esperança – por razões práticas e também por se conservar a terra sempre boa e a esperança .



ATIVIDADES
1-    Qual é a Localização de Boa Esperança?
2-    Quando foi fundada e por quem?
3-    Qual a origem do nome.
4-    Quais as características principais das moradias.
5-    Quais os principais meios de transporte?
6-    Quais os principais meios de comunicação?
7-    Quais as áreas de lazer?
8-    Em sua cidade há bibliotecas, creches, universidades, postos de  saúde, hospitais, corpo de bombeiro?
9-    Como começou a História de Boa Esperança? Relacione com a História do Brasil.
10- Descreva a economia de Boa Esperança.
11-  Descreva a fauna e a flora de Boa Esperança.
12- Quais os rios de Boa Esperança?
13-  Quais as principais festas de Boa Esperança?
14- Como é a formação étnica do povo esperancense (formação humana)


A mudança

            A gente veio para a cidade e trouxe tudo o que tinha: latas de plantas, umas cinco galinhas num baú, um banco, camas, guarda-roupa sem porta. Pusemos tudo num caminhão. Um menino meu veio segurando o cachorrinho. O papagaio também veio.
            Tinham contado lá na roça que a cidade tem de tudo: trabalho, oficina, hospital, escola, ônibus. Lá onde a gente vivia não dava mais para ficar. Era só capinar, colher, trabalhar para os fazendeiros ganhando uma miséria. Então resolvemos mudar.
            Aqui a vida não é fácil. Arranjei trabalho na fábrica e controlo as máquinas. Faço todo dia a mesma coisa, o dia inteiro. Cansa mexer nas maquinas sempre do mesmo jeito, e, se a gente se distrair, fica sem os dedos.
            Ganho pouco e tenho de morar onde o aluguel é barato. A casa e bem simples e tem um pedaço de terra onde a gente plantou umas ervas de chá, couve, cheiro-verde.O dinheiro não dá para comprar muita coisa; até os meninos pequenos trabalham.   Às vezes penso em voltar para a roça. Mas aqui meus filhos podem estudar, tem um muito esforçado que trabalha no supermercado e já está na oitava série.      Na roça a vida é sossegada, tem muita natureza, não tem perigo de assalto. Mas a vida só é boa para quem é dono da terra.Lá a nossa vida não tem esperança nenhuma.Parece que ninguém liga para o povo da roça. RODRIGUES, Rosicler Martins; Cidades. Brasileiras. São Paulo. Ed. Moderna – 1992
Atividades:
1-De acordo com o texto onde os personagens moravam antes de vir para cidade?
2- De acordo com o texto porque o povo deixou o campo e veio para a cidade?
3- Porque o personagem diz que não dava para ficar no campo?
4-Que trabalho o personagem desenvolvia no campo e depois na cidade?
5- De acordo com o texto como é o trabalho nas fábricas?
6- Como é a vida do personagem na cidade?
7- Que motivo o personagem dá para não voltar para o roça?
8- Como o personagem descreve a vida na roça?

Atividades sobre produção e consumo, consumismo, espacialidade urbana e sociedade moderna



                                                Interprete a tirinha acima de acordo com seus
                                                      conhecimentos sobre consumismo
                                                             e individualismo

                                                    Interprete a sequencia de imagens acima
                                                       e interprete de acordo com seus
                                                        conhecimentos sobre violência urbana e
                                                          o papel das instituições.



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