sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Atividades sobre tópico 1 história: Novo Mundo


TOP-1. O NOVO MUNDO
Doc-1:“Dei muitas outras coisas de pouco valor que lhes causaram grande prazer”Tudo o que têm, dão em troca de qualquer bagatela que se lhes ofereça, tanto que aceitam na troca até mesmo pedaços de tigela e taças de vidro quebradas” (13/10/1492). “Alguns tinham pedaços de ouro no nariz, que de bom grado trocavam por [coisas] que valem tão pouco que não valem nada” (22/11/1492).(Cristóvão Colombo, “Diário”).
Doc- 2:“Até pedaços de barris quebrados aceitavam, dando tudo o que tinham, como bestas idiotas”.( Colombo, “Carta a Santangel”, fev/março de 1493).
Doc- 3:“Alguns índios que o Almirante [Colombo] tinha trazido de Isabela entraram nas cabanas (que pertenciam aos índios locais) e serviram-se de tudo o que era de seu agrado; os proprietários não deram o menor sinal de aborrecimento, como se tudo o que possuíssem fosse propriedade comum. Os indígenas, achando que tínhamos o mesmo costume, no início pegaram dos cristãos tudo o que era de seu agrado; mas notaram seu erro rapidamente.”(Fernando Colombo, “Histoire” ou “Vida do Almirante Dom Cristóvão Colombo”, publicado em 1571)
Doc- 4:“Como na viagem que fiz a Cibao [atual República Dominicana], ocorreu que algum índio roubou, se fosse descoberto que alguns deles roubam, castigai-os cortando-lhes o nariz e as orelhas, pois são partes do corpo que não se pode esconder”.(Cristóvão Colombo, “Instruções a Mosen Pedro Margarite”, 09/04/1494).
 Doc- 5:“Cortez ordena que cada um dos [sessenta] caciques faça vir seu herdeiro. A ordem é cumprida. Todos os caciques são então queimados numa imensa fogueira e seus herdeiros assistem à execução. Cortez chama-os em seguida e lhes pergunta se sabem como foi dada a sentença contra seus pais assassinos, depois, tomando um ar severo, acrescenta que espera que o exemplo baste e que eles não sejam mais suspeitos de desobediência.”(Pierre Martyr Anghiera, “De Orbe Novo”, publicado em 1511).
Doc- 6:“Esta é nossa principal intenção: prevenir o clero da confusão que pode existir entre as nossas festas e as deles. Os índios, simulando a celebração das festas de nosso Deus e dos santos, inserem e celebram as de seus ídolos quando caem no mesmo dia. E introduzem seus antigos ritos no nosso cerimonial Durante esses dias de festa, ouvia cantos louvando a Deus e aos santos que eram misturados com suas metáforas e coisas antigas que só o demônio compreende, pois foi ele quem lhas ensinou.”(Frei Diego Durán, -Firme”, escrito entre 1576-1581)

                  RESPONDA:
1-Quem produziu os textos e em qual contexto histórico?
2- Quem foi Américo Vespúcio?
3- O que levou Cristóvão Colombo a comparar os indígenas a “bestas idiotas?
4- Coisas de nenhum valor para quem? Quem é o verdadeiro idiota nesta história?
5- O que os índios aceitavam em troca do ouro?
6- Que navegador “ descobriu” essa região?
7- Em que região aconteceu essa dominação e quem foi o colonizador?
8-O que descreve o texto 5?
9-No doc-6 o que os índios faziam para resistir a dominação?aculturação?
          

Atividades de História: Seminário de textos: XII. A redemocratização do Brasil XXIII. A cidadania no mundo atual XXV. O movimento negro no Brasil

XII. A redemocratização do Brasil  • Produzir síntese histórica do processo de redemocratização do Brasil (Movimento pela Anistia, greves do ABC, Movimento Diretas-Já, eleição indireta de Tancredo Neves, Constituição de 1988), utilizando diferentes fontes: escrita, oral, iconográfica, artística, etc.
• Operar com o conceito de democracia no mundo atual.
XXIII. A cidadania no mundo atual • Operar com os conceitos de cidadania no mundo atual (em sua forma expandida, envolvendo meio ambiente, direito de minorias, justiça social, participação direta nas políticas públicas, etc.) e suas relações com o contexto de seu surgimento no mundo moderno (Revolução Francesa).
XXIV. O movimento ambientalista • Analisar gráficos, tabelas, dados estatísticos sobre a situação ambiental no mundo e no Brasil.
• Produzir texto analítico relacionando crescimento econômico, consumo e preservação ambiental.
• Analisar a relação de grupos indígenas com o meio ambiente.
XXV. O movimento negro no Brasil               • Identificar as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
• Analisar e problematizar a idéia da existência de uma democracia racial no Brasil.






quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Atividades sobre a 2ª Guerra mundial - Características do Nazismo


Avaliação de História EM


Atividades de História sobre Ditadura Militar no Brasil


Atividades de História: seminário de textos sobre a 2ª Guerra Mundial


Atividades de Geografia sobre Capitalismo

Sobre a Charge responda:
1- O que é a Mais Valia?
2- A quem pertence os meios de produção?
3- Das características do Capitalismo listadas abaixo quais podem ser identificadas, mesmo que implicitamente no texto?Justifique.
(   ) Empresas privadas.
(   ) Desigualdade social
(   ) Venda da força de trabalho
(   ) lucro


Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog