segunda-feira, 1 de abril de 2013

CULTURA INDÍGENA: TÓPICO COMPLEMENTAR 1 TAPUIAS E TUPIS-GUARANIS

CULTURA INDÍGENA: TÓPICO COMPLEMENTAR 1  TAPUIAS E TUPIS-GUARANIS
5









C










7









U










15









L










3









T










8









U










11









R










13









A










14




















10









I










2









N










16









D










9









I










1









G










6









E










12









N










4









A










1-O mesmo que comer carne humana em ritual religioso
2-Modo de vestir
3-Pinturas, dentes, sementes eram usadas como...
4-Era o principal alimento...
5-Eram as principais armas...
6-Principal personagem religioso...
7-Chefe da tribo..
8-Apelido  dos índios que não falavam o tupi guarani
9-Tipo de religião...
10-Casavam com mais de uma pessoa(praticavam a )
11-Índios que habitavam o litoral atlântico....
12-grupo indígena mais evoluído ..
13-Faziam potes, panelas, esculturas de...
14-Ato de comer carne humana por gosto.
15-A economia era baseada na caça....
16-Dormiam em...

Tópico 1 Geografia: Paisagem do Cotidiano -




Sequência didática
1.    Introduzir o tópico (Paisagem do cotidiano) apresentando os conceitos básicos.
2.    Sondar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas que serão trabalhados.
3.    Sistematização: Relacionar os significados aos conceitos importantes do tópico, interpretar imagens e textos sobre os temas do tópico.
4.    Consolidação: Produção de texto coletivo e debate sobre o tópico.
5.    Avaliação
6.    Se necessário, retomada.        

sábado, 30 de março de 2013

Atividades sobre tópico 1 de geografia Território e territorialidade

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. Introduzir o tema (apenas diga sobre qual assunto serão os trabalhos das próximas aulas )
2. Sondagem (apresente os conceitos importantes do tópico e sonde sobre o conhecimento prévio dos alunos)
3. Sistematização: entregue o trabalho para que os alunos encontrem os conceitos importantes do tópico e relacione ao seu significado. Interpretação de textos e imagens sobre o tema.
4. Consolidação: Debate e produção de texto sobre o tema “Como as pessoas produzem o seu espaço?”
“Como você acha que se formam os territórios ilegais?” Por que as pessoas ficam desterritorializadas?
4. Avaliação: Escrita ou oral (se for oral você pode usar a dinâmica da caixinha: coloque as perguntas dentro da caixinha e coloque música, vá parando a música e o aluno que estiver com a caixinha quando a música para responde uma questão)
5. Retomada

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog